Você está aqui

LBV celebra 60 de trabalho com idosos em Volta Redonda

Um local seguro e que promove o amor e o respeito aos idosos atendidos

Volta Redonda, RJ — A Legião da Boa Vontade comemora em 22 de dezembro, 60 anos do Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, em Volta Redonda. O local é um recanto e um convite à paz, à tranquilidade, em meio à natureza, onde os idosos têm uma vida saudável e feliz.

E para celebrar esta data, no dia 8 de dezembro, a LBV promoveu — com a ajuda de valorosos parceiros e voluntários — uma festa linda. Num clima de muita confraternização, música e apresentação cultural e o tradicional bolo de aniversário, os atendidos participaram de uma interação social com os colaboradores, voluntários, amigos e comunidade em geral. A cerimônia de abertura contou com a apresentação da Banda Municipal de Volta Redonda, que alegrou a tarde festiva com diversas composições e também com o Coral dos Idosos do Lar, que encantou a todos com belas melodias.

Agradeço ao Paiva Netto por esse Lar maravilhoso. Estou aqui, na LBV, gosto demais daqui, adoro, sou muito bem cuidada, moro aqui há muito tempo e vou continuar o resto da minha vida. Parabéns à LBV!”, destacou a sra. Wleide Maria Alves, de 73 anos. 

Atualmente, o Lar conta com dois sistemas de atendimentos: o regime de Longa Permanência e o Centro-Dia. Neste último, os idosos deslocam-se, com transporte da Instituição, de suas casas para a LBV, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Recentemente, foi incluído o programa Vida Plena, onde idosos da comunidade participam de atividades e palestras.

Atendida pelo programa Centro-Dia, a sra. Vânia de Andrade Almeida Santos conta como foi a trajetória na LBV: “eu costumo dizer que esperei 60 anos para ser feliz, esperei 60 anos para achar uma família, para conseguir me sentir amada e amar aos outros. A LBV pra mim é tudo que eu tenho de bom, não tem nada melhor. A LBV é tudo o que eu sou. Eu não tinha motivos pra viver, e hoje até cantando eu estou, brincando eu estou. Todas as lágrimas que tenho daqui pra frente são de felicidade. É um dos melhores lares do país, todos são bem assistidos. Que as pessoas sejam mais próximas, aprendam com Deus que o seu próximo é o que está ao seu lado. Não abandonem seus pais e se precisarem, procurem a LBV".

Amigos da LBV

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, sra. Lúcia José Barbosa do Nascimento, avalia o trabalho da LBV: “o trabalho de vocês é excelente, tem a participação no Conselho já há bastante tempo, já vim aqui duas vezes fazer visita e gostei muito. As pessoas me perguntam como é o trabalho de vocês e é de excelente qualidade, é muito bonito. É muito bonito, fiquei emocionada de ver porque os idosos se sentem em casa, apesar de estar num lugar que não é a residência deles, mas se sentem em casa. Isso é muito importante porque o trabalho da LBV é muito bonito. Que vocês continuem fazendo esse trabalho lindo, maravilhoso, que possa fazer essa acolhida dos idosos sempre com carinho, com muita atenção e o conselho está de portas abertas para oferecer o que for preciso”.

Mariana Pimenta do Nascimento, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa idosa, avalia a atuação da LBV: “o Conselho visualiza a importância do trabalho que a LBV faz em atenção à pessoa idosa, compreendendo a questão do envelhecer como um direito social e como uma proteção social a esses idosos. A LBV já tem uma importância, uma história renomada de atendimento. Fico muito feliz de estar aqui hoje, parabenizando e participando desse acontecimento tão especial na história da LBV. Desejo que esse trabalho continue por mais 60 anos e que vocês continuem atendendo nossos idosos, qualificando ainda mais esse atendimento e esse respeito ao envelhecimento”.

A colaboradora Gorete Silvério, da empresa Café Faraó, parabenizou a LBV:  “É um prazer estar aqui com vocês, representando a empresa que já é uma colaboradora da LBV há muito tempo. É muito gratificante pra gente ver esses idosos, o trabalho que a LBV faz com eles, e eu fico muito feliz de ver a felicidade deles nessa homenagem dos 60 anos”.

Para o comerciante Pedro Dário da Rocha, a LBV valoriza o ser humano: “me sinto muito homenageado por prestar serviço à LBV, porque aqui, o ser humano é tratado como ser humano. Sou colaborador da LBV há 35 anos e pretendo continuar e minhas filhas darem continuidade ao trabalho, porque aqui, o ser humano é valorizado. A mensagem que deixo a todos é: que continuem e colaborem com a LBV”.

Eliete Carneiro, representante da Associação de Aposentados e Pensionistas do município e do Instituto de Longa Permanência para Idosos João Miguel da Silva, fala do trabalho da LBV para a qualidade de vida do idoso:  “isso contribui com a nossa sociedade e com o nosso país, que está envelhecendo cada vez mais. Essas instituições vão possibilitar aos nossos idosos serem acolhidos. O país está envelhecendo e precisamos ter essa consciência de que precisamos atuar nessa área para poder envelhecer bem”.

Celina Brum, gestora social do LBV, destacou o apoio dos parceiros: “é com imensa alegria que realizamos essa festa hoje. Os idosos todos felizes, alegres, recebendo os convidados, os parceiros, colaboradores, convidados que vêm para nos ajudar, nos presenteando com as presenças no dia de hoje. Agradecemos ao Presidente Paiva Netto por proporcionar esses momentos felizes aos nossos idosos que são atendidos com muito carinho aqui na LBV”.

Agradecemos a você colaborador por essa vitória, pois você faz parte dessa história.

O Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da LBV, está localizado na Av. Nossa Senhora do Amparo, 5079 - Santa Rita do Zarur - (24) 3344-2100.