Você está aqui

LBV ajuda famílias goianas isoladas pelas chuvas

Cinco toneladas em doações foram encaminhadas para o CRAS de Cavalcante, no noroeste de Goiás.

LBV venceu diversos obstáculos para entregar cinco toneladas em doações para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cavalcante, no noroeste de Goiás. Os donativos serão encaminhados às famílias isoladas pelas fortes chuvas na região da Chapada dos Veadeiros.


Nossa equipe enfrentou estradas precárias e diversos pontos críticos de atoleiro, principalmente nos 40 quilômetros de percurso de terra. Em diversos momentos, nossos voluntários e o Corpo de Bombeiros do Estado precisaram abrir caminho para a passagem dos veículos que transportavam os itens de primeira necessidade — alimentos, água mineral, itens de limpeza e higiene, roupas e cobertores.

"Essa é uma região bastante acidentada e as estradas são precárias, o acesso é muito difícil. Essa região tem rios, grotas e vales e, se não fosse o apoio da população local, juntamente com o conhecimento e os equipamentos que temos, não conseguiríamos realizar a missão com êxito", comentou cabo Dêni Anderson Maciel Barbalho

Após seis horas de estrada, as doações seguiram de barco até as comunidades isoladas pelas cheias do Rio das Almas, como Engenho II, Vão do Moleque, Prata e Vão de Almas.

Esses povoados vivem em locais de difícil acesso e seus moradores dependem do cultivo de roças coletivas, à beira de rios. Devido às fortes chuvas, houve transbordamento e a água destruiu essas plantações e alagou casas.

"Essas comunidades não têm acesso à alimentação adequada por conta da distância, pela geografia dos locais onde moram e também pela condição social em que se encontram e vivem. Então, esse apoio é necessário para que essas pessoas consigam ter a condição mínima de moradia, de higiene e alimentação para poderem levar suas vidas com mais saúde", explicou o cabo Barbalho.

De acordo com a Defesa Civil, mais de três mil pessoas foram afetadas e cerca de 300 famílias estão isoladas há quase um mês. Além disso, muitas casas no município são feitas de tijolos de barro e as paredes ficam encharcadas quando chove, deixando a estrutura comprometida.

Mesmo com tantos imprevistos pelo caminho, nossa equipe não perdeu o ânimo e dobrou seus esforços para fazer com que a sua doação chegasse a quem mais precisava. A você, que disse "sim!" para nossa campanha emergencial, nosso muito obrigado.

A LBV já prestou outros atedimentos emergenciais no município, um dos maiores e mais antigos de Goiás. Cavalcanti possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.