Você está aqui

Lar da LBV em Volta Redonda realiza campanha interna de vacinação contra a gripe

A vacina foi aplicada nos idosos atendidos e funcionários da unidade da LBV

Volta Redonda/RJ — A Legião da Boa Vontade (LBV) realizou, no último dia 8 de maio, no Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, uma campanha interna de vacinação contra a gripe H1N1 e as variações da influenza com os idosos atendidos.

O Lar da LBV garante bem-estar e reduz fatores de risco comuns dessa faixa etária. Por isso, a vacinação é considerada um instrumento preventivo de promoção da saúde e da qualidade de vida dos seus atendidos. 

Márcio Brum

Idosos foram vacinados contra o vírus da gripe. 

Com o avanço da idade, o sistema imunológico tem um declínio, podendo contrair infecções e chega a levar ao óbito, se não for tratado de imediato. A vacinação é uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. A política de vacinação contra a gripe, atualmente adotada pelo Ministério da Saúde, é direcionada aos grupos de maior risco de desenvolver as formas graves e complicações da doença, e os idosos estão nesta lista.

O enfermeiro do Lar, Rodrigo Tona Zamluti, informou que dentre os objetivos estão a redução das doenças relacionadas à Influenza (gripe) e os agravos da doença, que levam a hospitalizações por infecções como pneumonias. “Hoje, a equipe de enfermagem fez a prevenção da vacinação da gripe com os idosos. A vacinação é muito importante porque no período de junho a agosto é época de muito frio, e eles acabam se gripando e tendo pneumonia e outras doenças respiratórias. A vacinação previne essas doenças também. A gripe pode evoluir para uma pneumonia ou agravar uma doença respiratória até maior”.

A Legião da Boa Vontade — que trabalha sempre na prevenção e na melhoria da qualidade de vida dos idosos — uniu esforços com órgãos da área da saúde municipal para contribuir na prevenção e no bem-estar de todos. 

“Quanto à prevenção, a gente entra com hidratação, pede para eles ingerirem mais água, uma alimentação saudável e o nosso médico está bem atento a tudo isso. Nós fazemos, diariamente, os sinais vitais dos idosos, com isso, temos o contato com eles, dizendo o que estão sentindo. A partir dessas informações, entramos com uma medida preventiva”, destacou Rodrigo.

Os cuidados básicos de prevenção também foram alertados a todos: 

- fazer frequente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel;
- cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- evitar aglomerações;
- não dividir objetos de uso pessoal,
- entre outras.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur fica na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 5079, no bairro Santa Rita do Zarur. Telefone para contato: (24) 3344-2100.