Você está aqui

Lar da LBV em Volta Redonda promove tarde de esportes com os idosos

Estudos comprovam que atividade esportiva é uma importante ferramenta de prevenção e promoção da saúde da terceira idade.

Volta Redonda, RJ — Segundo dados do IBGE (2010), a população idosa vem aumentando consideravelmente. Os estudos apontam que os idosos no Brasil deverão representar 26,7% da população (58,4 milhões de idosos para uma população de 218 milhões de pessoas), em 2060, numa proporção 3,6 vezes maior do que a atual. Esse é o reflexo de uma maior expectativa de vida, provavelmente relacionada a um melhor controle de doenças crônico-degenerativas. A atividade física é uma importante ferramenta de prevenção e promoção da saúde da Terceira Idade.

Márcio Brum

Habilidades como atenção, coordenação motora, agilidade, reflexo, percepção, noção do espaço foram trabalhados com os idosos.

Preocupada com a saúde e com o bem-estar dos idosos atendidos no Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, da Legião da Boa Vontade, em Volta Redonda, promoveu, em comemoração ao Dia Internacional do Esporte, uma Tarde de Lazer para os idosos atendidos. A ação serviu para a promoção da saúde e da qualidade de vida com uma série de jogos adaptados (volêi, boliche, torre, etc) para incluir os idosos cadeirantes a atividades esportivas e lúdicas, orientados por profissionais capacitados. A ação contemplou os idosos atendidos nas três modalidades de atendimento do Lar: Longa Permanência, Centro Dia e o Vida Plena.

A educadora social do Lar, Francineide Roquine, explica os benefícios das atividades esportivas para a terceira idade: “os jogos e lazer com os idosos são muito importantes para promover o bem-estar deles, pois proporcionam momentos alegres e descontraídos. Trabalhamos habilidades como atenção, coordenação motora, agilidade, reflexo, percepção, noção do espaço e, assim, contribuem para a interação e à socialização de todos. Acertar bola dentro do copo, vôlei adaptado para cadeirantes”.

A senhora Vera Lúcia da Silva, 65 anos, atendida no programa Centro Dia (fica meio período no Lar), falou o que achou da atividade: “Gosto de tudo no Lar, da fisioterapia, da dança, dos jogos. Todos cuidam muito bem da gente. Faz bem pro nosso corpo, pra cabeça, gostei muito, fez muito bem pra mim.Todas as atividades que têm eu gosto de participar”.

Atendido no regime de Longa Permanência, o sr. Jerônimo Alves, de 88 anos, participou dos jogos e disse entusiasmado: “Gostei demais. Estava muito bom, fiquei muito satisfeito em participar. Gosto muito de participar das atividades do Lar”.

Qualidade de vida na terceira idade

A LBV valoriza o idoso considerando sua história de vida e identificando oportunidades para que vivenciem a terceira idade de forma saudável e feliz. Em seu Lar, a Instituição oferece todo o suporte e o cuidado necessários, respeitando suas limitações e garantindo alimentação balanceada e saborosa, atividades físicas regulares de acordo com a necessidade do atendido, área de lazer onde podem, inclusive, ter contato com a natureza, além de assistência médica e atendimento social, junto aos familiares. 

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur fica na Avenida Nossa Senhora do Amparo, 5079, no bairro Santa Rita do Zarur. Telefone para contato: (24) 3344-2100.