Você está aqui

Jovens demonstram, por meio da arte, como propagar a Cultura de Paz

Por intermédio de uma apresentação teatral, os atendidos mostraram aos familiares o que pensam sobre o assunto.

Salvador, BA — O que nós podemos fazer para estabelecer uma Cultura de Paz em nossa casa, nosso bairro e até mesmo em nossa sociedade? Esse foi o questionamento que a Legião da Boa Vontade (LBV) lançou, nesta quarta-feira, 18, a meninas e meninos que integram o programa Jovem: Futuro no Presente! e estudam no Colégio Estadual João Pedro dos Santos, localizado no bairro Cosme de Farias.

Tatiane Oliveira
Antes das apresentações culturais, a equipe da LBV convidou os presentes a uma reflexão acerca de nossas responsabilidades para o estabelecimento de uma Cultura de Paz. 

No projeto lúdico, os adolescentes demonstraram por meio da arte o que pensam a respeito do assunto, além de participarem de uma roda de conversa com a equipe da LBV. A atividade contou com o apoio de toda a equipe multidisciplinar da escola estadual e foi prestigiado por familiares dos estudantes. “Essa iniciativa é muito interessante, principalmente porque o mundo está necessitando dessa Cultura de Paz”, afirmou o vice-diretor Espedido Filho.

+ Conheça o trabalho da LBV em Salvador, BA


Após as discussões, os jovens apresentaram um teatro, retratando como combater a violência no colégio e em casa. “Nós fizemos a peça e esperamos que tenha menos violência”, comentou o aluno Jefferson de Jesus Santana. O aluno, além de atuar, foi responsável por dirigir a peça teatral.

Tatiane Oliveira

Alessandra Jesus abraça o filho Jefferson e o parabeniza pela apresentação teatral, dirigida por ele.

Com a apresentação, os jovens destacaram que a violência não leva ninguém a lugar algum e que o melhor caminho para a solução dos problemas é o diálogo. “Tive um conflito com minha mãe e fiquei muito triste, porque uma coisa que eu não gosto é ficar brigado com ela”, contou Jefferson, após a apresentação.

Surpresa com a afirmação do filho, Alessandra Jesus destacou: “Hoje eu ia fazer uma surpresa para ele e ele acabou fazendo uma surpresa para mim”.

Cidadania Ecumênica

Com suas atividades firmadas na Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a Legião da Boa Vontade prepara a criança para a sociedade, incentivando-a a vivenciar os bons sentimentos e valores.

A proposta pedagógica, criada pelo educador Paiva Netto, é aplicada, com sucesso, em todas as unidades da LBV, localizadas em dezenas de cidades brasileiras e no exterior.  Ela enxerga o atendido com uma “visão além do intelecto”, como afirma o seu idealizador, promovendo assim uma formação integral.

Em Salvador, BA, O Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Porto dos Mastros, 19 — Ribeira. Para outras informações, ligue: (71) 3212-0555.

LEIA TAMBÉM:
LBV entrega enxovais para gestantes do bairro de Cosme de Farias
LBV ampara famílias atingidas por estiagem no semiárido da Bahia