Você está aqui

Jovem atendido pela LBV é premiado pela NASA

Integrante da equipe vencedora, Antônio Rocha ressalta a importância dos ensinamentos da LBV sobre o cuidado com o meio ambiente.

O projeto sustentável criado pelo grupo de pesquisa composto por alunas e alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) ficou em 1º lugar na maior maratona de Inovação do Mundo, o Nasa Space Apps Challenge International 2019, criado pela NASA!

O evento aconteceu em 20 de outubro de 2019 e o resultado foi divulgado recentemente pela Agência Aeroespacial Americana.

Um dos jovens criadores do projeto, Antônio Rocha, de 23 anos, cresceu em uma comunidade simples localizada na cidade baixa de Salvador, no bairro da Ribeira. Quando tinha 6 anos, foi atendido pela unidade da Legião da Boa Vontade (LBV) na mesma região. Lá, participou de atividades socioeducativas, como rodas de conversas e oficinas de artes, saber e cidadania irrestrita, que trabalhavam com os atendidos temas voltados à sustentabilidade, desenvolvimento social e solidário, consciência cidadã, entre outros temas. 

Na foto, Antônio (o menino do meio) aparece fazendo uma apresentação teatral falando sobre a importância de cuidar do meio ambiente, na culminância de um projeto sustentável, com o tema "Amar a Terra é Proteger o futuro"
 

Sempre muito comunicativo e atencioso, aproveitou intensamente cada momento vivenciado na unidade da LBV, descobrindo sua vocação para arte de criar e descobrir o novo. E ainda contou que, nessa época da vida, foi despertado e estimulado a cuidar do meio ambiente.

"Refletindo sobre como um estudante de administração acabou se envolvendo num projeto de sustentablilidade, eu me lembrei da minha passagem pela LBV. Lá fui provocado diversas vezes, em vários momentos, a pensar os cuidados que se deve ter com ele. Recordo de ter sido uma criança muito empenhada nessas coisas; a gente fazia [as atividades] brincando e, ainda assim, aprendendo bastante coisa. Acredito que isso deixou uma semente em mim, na minha forma de pensar, e hoje vivo para além do desenvolvimento do meu projeto. Penso em iniciativas de melhor impacto para o meio ambiente", comenta.

Atualmente, Antônio Rocha cursa Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, como complemento das suas atividades acadêmicas, integra a equipe Cafeína Team, formada por outros estudantes de diversas áreas.

Equipe Cafeína Team

A equipe Cafeína Team foi a desenvolvedora do projeto Ocean Ride – dispositivo para recolher partículas de microplásticos das águas, ajudando a limpá-las, vencendo o Nasa Space Apps Challenge International 2019, maior hackathon do mundo, uma maratona de programação, que incentiva o desenvolvimento de ideias inovadoras para resolver determinados problemas sociais ou empresariais. 

O grupo brasileiro ficou em 1º lugar entre 2.076 projetos de todo o mundo, ficando entre os 30 finalistas na primeira etapa no hackathon, e como premiação, os jovens da equipe tiveram a oportunidade de fazer a apresentação do projeto para a Agência Aeroespacial Americana.

O PROJETO

O projeto premiado usou como base o Gerador de Van Der Graff, para desenvolver um mecanismo que possa atrair e captar resíduos plásticos nos oceanos. O peixe-robô, apelidado de “Dendê” tem 50 centímetros de comprimento e coleta partículas de até dois milímetros. Além disso, ele conta com sensores a bordo que monitoram a turbidez e níveis de luz subaquática, além de utilizar uma IMU (unidade de medição inercial) para rastrear seus movimentos dentro da água. E para completar, ele também brilha no escuro! Saiba mais, clicando aqui.

CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL

A LBV promove a consciência socioambiental por meio de ações práticas que estimulam uma cultura de sustentabilidade. Temas ligados à preservação da Natureza e ao não desperdício dos recursos naturais, bem como ao comportamento sustentável, são debatidos com o intuito de ajudar a minimizar os impactos ambientais e contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão.