Você está aqui

Jovem atendida pela LBV conquista espaço no mundo desportivo

Isabeli integra hoje a equipe da Confederação Brasileira de Atletismo \o/

César Faria

A jovem e talentosa Isabeli exibe orgulhosa as medalhas que conquistou em diversas competições, graças ao apoio da LBV, em parceria com a Orcamp (Organização Campineira).

Campinas, SP — Na Legião da Boa Vontade (LBV), as inúmeras aptidões de meninas e meninos atendidos não passam despercebidas. Foi assim que a atendida Isabeli, 13 anos, ganhou sua tão sonhada oportunidade no mundo desportivo. O olhar atento do educador social Ivan Celestino ajudou a realizar o sonho de se destacar no atletismo.

"Nas atividades que envolviam a corrida, ela era bem veloz. Ao comentar com a assistente da LBV, pensamos numa forma de encaminhá-la a alguma associação que a pudesse profissionalizar. Então, nos lembramos da Organização Campineira (Orcampi), que é um centro de formação de atletas, onde é treinada também a Seleção Brasileira de Atletismo", comentou Ivan. 

E assim foi. Pensando no melhor para a menina, o serviço social da LBV estabeleceu contato com os organizadores, providenciando toda a documentação necessária para que ela tivesse sua inscrição garantida. Nesse meio tempo, a avó de Isabeli, dona Estela Chaves, vibrou para que tudo ocorresse bem, afinal, ela sabia o que essa conquista significaria para a neta, por conta do histórico familiar que já carrega com tão pouca idade. "Ela era muito rebelde e tinha dificuldades em se socializar com outras pessoas", lembra. Quer conhecer a história de superação dessa família? nesta matéria contamos mais detalhes.

Apesar de sempre ter sido uma menina tímida e muito quieta, Isabeli já sabia expressar seus anseios pelo esporte, como destaca a assistente Carla Tiago. "Quando contamos a ela que a inscrevemos na Orcampi, não se conteve de alegria. Conseguimos, com a ajuda de parceiros, um bom tênis e roupas apropriadas para as atividades físicas e, até que o centro de treinamento a chamasse para o teste, procuramos prepará-la bem para a prova". O resultado? Hoje ela integra a Confederação Brasileira de Atletismo.

Carla Tiago

Educador social da LBV Ivan César Celestivo e Isabeli, 13, atendida pela Instituição.

Porém, as instruções do educador social da LBV, com o apoio da avó Estela, foram bem claras: uma nova postura deveria ser adotada por Isabeli. "Eu disse a ela que a responsabilidade aumentaria e que a rotina de vida seria diferente. Ela se adaptou muito bem, pois leva a sério os três dias semanais de treino e cumpre os horários corretamente. Com isso, percebemos que ela até melhorou o seu comportamento, tanto na LBV, como em sua casa".

Neste ano, Isabeli conheceu a renomada atleta campineira Conceição Geremias, pentacampeã em heptatlo, que já visitou o Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari Sobrinho, da LBV. "Graças à Instituição, eu ingressei no mundo esportivo e estou muito feliz, pois estou realizando um grande sonho. A Legião da Boa Vontade sempre me ofereceu o melhor e apostou em meu talento. Muito obrigada à LBV por tudo o que fez e faz por mim e minha família", disse a atendida Isabeli.

No mês de novembro, a aprendiz de atletismo participou de um importante campeonato em Campinas e ganhou três medalhas de ouro nas modalidades 100 metros, revezamento 4/100 e salto à distância. "A Isabeli é uma esperança para nós, é muito boa nas provas de salto e velocidade. Está conosco a pouco tempo e já é titular em nossa equipe. Fico feliz em saber que a LBV moldou essa adolescente, que é uma grande aposta para todos os campineiros no atletismo", destacou o preparador físico da Orcampi Thiago Bueno.

Com a sua importante ajuda, a LBV poderá continuar realizando muitos outros sonhos!  

César Faria

Isabeli com o seu treinador e professor de educação física da Orcamp Thiago Florêncio Bueno

Em Campinas, SP, O Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari Sobrinho, da LBV, está localizado na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Telefone: (19) 3227-3888. A cidade também atende famílias de baixa renda em sua Unidade Socioeducacional, localizada na Rua Tarsila do Amaral, 10 — Jardim Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033.