Você está aqui

Jardim Botânico José de Paiva Netto, da LBV, completa 9 anos

O espaço foi inaugurado em 29 de junho de 2006, em homenagem aos 50 anos de trabalho do diretor-presidente da Instituição pela causa da Boa Vontade.

Glorinha, RS — O Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade (LBV), é conhecido como o Templo da Natureza e da Criança por preservar, em seus 88 hectares de extensão, diversas espécies de árvores nativas e frutíferas. Ele está localizado em meio a uma grande área verde ocupada por jardins, árvores e uma ampla área de preservação. A ligação com a Natureza é tão forte que a unidade preserva um belo espaço de preservação ambiental: o Jardim Botânico José de Paiva Netto

O espaço foi inaugurado em 29 de junho de 2006, em homenagem aos 50 anos de trabalho do diretor-presidente da LBV pela causa da Boa Vontade. 
Nesta segunda-feira, 29, a Entidade celebrou a importante marca de uma maneira muito especial: as crianças e adolescentes atendidos plantaram, no espaço, mudas nativas (doadas pelo Horto Florestal de Tramandaí) e desempenharam diversas atividades sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. O Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade abrilhantou o evento, entoando diversas músicas alusivas à preservação da natureza.

Telma Carilei
Não é à toa que o Centro Comunitário da LBV, em Glorinha, é conhecido como conhecida como o Templo da Natureza e da Criança. A unidade oferece aos atendidos um contato direto com o meio ambiente, por meio de espaços como o Jardim Botânico José de Paiva Netto.

Nesse espaço, as mudas terão a companhia de diversas espécies de árvores como o pau-brasil, símbolo nacional da cultura brasileira e de grande importância para o ecossistema; ingá; chuva de ouro; coqueiros; jacarandá; entre outras. "O Jardim Botânico faz com que as crianças tenham noção do quanto é importante preservar o meio ambiente. Poucos lugares têm um lugar tão bonito e um verde fora do normal. Preservar é muito importante e as crianças adoram vir passear aqui" conta a educadora social Maria Angélica Nunes de Souza.

"Gosto muito de vir ao Jardim Botânico porque é legal e dá para brincar. O que eu mais gosto é das plantas", contou, animado, o atendido Eduardo, de 8 anos.

Graças ao Jardim Botânico, a Legião da Boa Vontade intensifica suas ações socioambientais, reforçando a urgente necessidade de mudança de comportamento, a fim de preservar os recursos que a Natureza oferece. Essa conscientização também ocorre por meio de palestras, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

Telma Carilei
A cerimônia especial foi abrilhantada pelo Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade. Na ocasião, as crianças entoaram músicas alusivas à preservação da natureza.

"Aqui nós temos ervas medicinais e  várias espécies, como o pau-brasil, a araucária e jacarandá. São muitas plantas, que foram plantadas e estão em formação. Está muito bonito, daqui há alguns anos teremos muita sombra, um espaço verde para as crianças brincarem com segurança", explica a assistente social da Entidade, Aparecida Bianchi.

Em Glorinha, RS, o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da LBV, está localizado na RS 030, Km 19, parada 119 — Guabiroba. Para outras informações, ligue: (51) 3487-2600.