Você está aqui

Vencendo obstáculos: Com o apoio da LBV, aluna supera timidez e limitações físicas

Vivian R. Ferreira

A sra. Luciane Batista Moraes Bueno com a filha, a pequena Letícia Vitória.

Quem observa o caminhar firme e decidido da pequena Letícia Vitória, de 6 anos, não imagina o quão árdua foi sua trajetória.  Por conta de uma deficiência motora, a criança precisou frequentar, desde cedo, sessões de equoterapia*. Mas as limitações físicas não eram o único empecilho. A timidez impedia que ela dialogasse com outras pessoas, o que dificultava o tratamento.

AJUDE A LBV! FAÇA A SUA DOAÇÃO!

“Ela era tímida, não brincava, tinha muito medo das pessoas. A psicóloga dizia que ela não conversava com a fisioterapeuta e com o rapaz que puxa o cavalo”, lembra a mãe Luciane Batista Moraes Bueno. Por conta disso, ao procurar instituições educacionais, a família deu prioridade para escolas que não se preocupavam apenas com o aprimoramento intelectual e cognitivo, mas que também focalizavam os aspectos afetivos e emocionais dos alunos.

Vivian R. Ferreira

Com o apoio da Legião da Boa Vontade, a pequena Letícia VItória superou a timidez e as limitações físicas.

No Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade (LBV), localizado na capital paranaense, ela encontrou o local perfeito para que Letícia pudesse se desenvolver. A Escola aplica a Pedagogia do Afeto, na qual o enfoque é sobre as crianças de até 10 anos de idade, aliando sentimento ao desenvolvimento cognitivo dos pequenos, de forma que carinho e afeto permeiem todo o conhecimento e os ambientes de suas vidas, inclusive o escolar. Junto com aPedagogia do Cidadão Ecumênico (direcionada para adolescentes e adultos), forma a inovadora linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto e aplicada nas unidades de atendimento da Instituição. Por meio dessa proposta pedagógica o exercício do educar é feito sempre com uma “visão além do intelecto”, conforme destaca o seu criador.

O respeito à individualidade e às necessidades de cada atendido é uma das premissas desta inovadora educação. Graças a isso, em pouco tempo, a timidez deixou de ser um problema. As amizades surgiram e com elas a segurança para ensaiar os primeiros passos rumo à mudança. “Antes ela tinha medo de andar e cair. Agora acho que a Letícia vai disparar a sair correndo. Ela se sente muito segura aqui, tem amigos. Eles a ajudam, pegam a mochila dela. Ela está muito confiante, se desenvolveu e a Escola ajudou bastante”, conta a mãe.

Ainda que o apoio dos colegas tenha sido fundamental para que a aluna vencesse seus obstáculos, a mãe ressalta que o trabalho especial realizado pela equipe multidisciplinar da Entidade também foi determinante para a evolução de Letícia. “Os profissionais são muito dedicados e a Escola tem uma boa estrutura. Fico muito tranquilo em deixá-la aqui. Estou muito feliz com essa dedicação, eles têm muito cuidado com a minha filha. Os professores e os demais funcionários conhecem as crianças pelo nome. É uma escola que vale a pena.”

Luciane conta ainda que o atendimento da Legião da Boa Vontade não trouxe melhoras apenas para a filha. “Ela fala da importância de todos comerem na mesa, de agradecer o alimento. As crianças aprendem isso na LBV. Isso é muito legal, porque não é em todo lugar que você vê isso”, completa.

Em Curitiba, PR, o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Padre Estanislau Trzebiatówski, 180 — Boqueirão. Para outras informações, ligue: (41) 3386-8430.

______________________________________
* Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.