Você está aqui

Inclusão Social é tema de encontro na LBV em Joinville

Na oportunidade, aconteceu um bate-papo sobre vivências, inclusão social e bullying.

A inclusão social é aprender a conviver com as diferenças presentes na coletividade e acabar com o preconceito e com a discriminação. A Legião da Boa Vontade (LBV), com o seu trabalho solidário, realiza diversas atividades, palestras e aulas musicais como medidas de integração e inclusão. Diante disso, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Joinville, SC, recebeu a visita da Associação Universo Down.

Mayke Sossai Alves

Joinville, SC – Os integrantes da Universo Down e seus familiares foram recepcionados pela Legião da Boa Vontade.

Na oportunidade, aconteceu um encontro entre crianças e adolescentes para uma conversa sobre vivências, inclusão social e bullying. Estiveram presentes o Gabriel Afonso, de 20 anos e Miguel Buss, de 7 anos, ambos integrantes do Universo Down e acompanhados pelos pais e pela educadora social Francine Hister.

Gabriel frequenta a Universo Down a 16 anos e ele contou para as crianças da LBV que muitas vezes passou por dificuldades na escola: “Eu já sofri bullying e exclusão, mas consegui vencer todos com meu coração. Faço tudo o que os outros jovens fazem, estou com 20 anos e vou me casar, quero me tornar cantor, comprar um carro e dar muitas alegrias à minha mãe”.

Além de falar sobre as suas vivências, os visitantes cantaram, jogaram capoeira, dançaram e responderam as inúmeras perguntas feitas pelas crianças que, muito curiosas, interrogavam os visitantes com cumplicidade e respeito. 

A educadora social da LBV Raíssa Caroline Pedroso comentou sobre a alegria dos atendidos ao receber os jovens da Universo Down: “As crianças da LBV se sentiram muito felizes, foi realmente um dia muito especial, essa visita contribuiu para que pudéssemos mostrar a elas que todos nós somos iguais e merecemos respeito, esses exemplos de inclusão só nos fazem tornar cidadãos melhores sem preconceito e sem discriminação”.

Derli Francisco

Joinville, SC ­– Encontro, promovido pelo Universo Down e LBV, para uma conversa sobre vivências, inclusão social e bullying.

Rayane Pedroso de Alcântara, de 8 anos, atendida pela LBV, se manifestou sobre a tarde divertida que teve: “Eu gostei muito da visita dos meninos da Universo Down, eu recebi um abraço do Miguel e me senti muito feliz”.

A atendida Myrella Bergamin Maia de França, de 12 anos, também falou sobre a ocasião: “Fiquei Feliz com a presença do Miguel e do Gabriel e ali consegui compreender o quanto o preconceito é uma coisa boba”.

A mãe do Miguel, Fabiane Buss, adorou ter acompanhado o filho na visita à Legião da Boa Vontade: “Gostei muito de vir aqui na LBV, adorei a estrutura da Instituição e as crianças são muito educadas”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Joinville/SC, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Haiti, 291 Bairro Itaum. Para outras informações, ligue: (47) 3454-2111.