Você está aqui

Incentivo à leitura todos os dias

Passeio cultural reforça ações da LBV de incentivo ao hábito da leitura na infância

São José dos Campos, SP — O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, homenageia Monteiro Lobato (1882-1948), um dos mais importantes escritores brasileiros. Vale destacar que ele é natural da cidade de Taubaté, localizada no Vale do Paraíba, região onde se localiza uma das unidades de atendimento socioeducacional da LBV.

Com o objetivo de proporcionar um pouco mais de conhecimento sobre esse escritor, cuja metade de suas obras são direcionadas para o público infantojuvenil, como sobre outras personalidades nacionais e internacionais do ramo da literatura, a Legião da Boa Vontade promoveu um passeio cultural muito divertido. Em parceria com a Faculdade Anhanguera Educacional, meninas e meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! conheceram o rico acervo da biblioteca.

Adrian Dragassakis

A professora Maria das Graças, da Faculdade Anhanguera Educacional, colaborou na atividade educativa, apresentando importantes obras literárias de escritores renomados, como o brasileiro Monteiro Lobato, por exemplo.

As atividades de leitura foram conduzidas pela professora universitária Maria das Graças, que contou para a garotada algumas curiosidades sobre a vida e as obras literárias do escritor homenageado. Na oportunidade, ela destacou a importante ação em despertar, nas crianças e nos adolescentes, o hábito da leitura. "Esse trabalho da LBV é muito gratificante, pois as crianças recebem muito bem a proposta. Aprendemos muito mais com elas, do que elas conosco", afirmou.

Essa parceria surgiu através do Projeto de Extensão à Comunidade, promovido pela faculdade, quando alunos do curso de Pedagogia conheceram a unidade da LBV, realizaram atividades lúdicas e ainda ajudaram na revitalização da Sala do Brincar, do Centro Comunitário de Assistência Social, da Instituição. "Podemos perceber que, por parte da LBV, existe uma proposta de valorização da autoestima da criança e um trabalho pedagógico, com atividades socioeducativas muito bem feito. Para nós, da Anhanguera, também é uma oportunidade de aprendizado muito grande", acrescentou.

Adrian Dragassakis

A bibliotecária Adriana Santos (E) e a professora Maria das Graças, da Faculdade Anhanguera Educacional, receberam com muito carinho o grupo de crianças e adolescentes atendidos pela LBV, que participaram de um dia cultural muito produtivo, diga-se de passagem.

O atendido Victor Gabriel, de 9 anos, adorou o passeio e contou sobre a importância da leitura. “Quando eu leio, posso viajar para qualquer lugar do mundo, sem precisar de mais nada, apenas de um bom livro”. Já o atendido Gustavo Henrique, também de 9 anos, ressaltou o papel da Legião da Boa Vontade em oferecer um espaço para essa tarefa saudável e que é diária. “Na LBV sempre temos bons livros para ler. Toda criança deveria ter o direito à leitura, pois isso ajuda no desenvolvimento. Quando leio, vou para um outro mundo, o da imaginação”.

Além do contato com os livros, as crianças também conheceram a brinquedoteca, o que proporcionou momentos divertidos, por meio dos  jogos educativos e brincadeiras com fantasias.

Para a LBV, o hábito da leitura deve ser incentivado desde a primeira infância, pois são nos primeiros anos de vida que a criança constitui as bases do que será no futuro. Por isso, incentiva o hábito da leitura em suas ações socioeducacionais realizadas tanto nas Escolas como também nos Centos Comunitários de Assistência Social que possui em todo o Brasil.

Em São José dos Campos/SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Avenida Manuel Vieira, 4219 - Residencial União. Para outras informações, ligue: (12) 3921-7225.

____________

Autor: Adrian Dragassakis