Você está aqui

Idosos da LBV produzem artesanato com produtos recicláveis

Na oportunidade, o trabalho de cada um foi exposto em uma feira de ideias. =D

Belo Horizonte/MG — De acordo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), por ano, são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de lixo no mundo. Esse é um dado alarmante que precisa de atenção, uma vez que prejudica a natureza, a saúde pública e põe em risco o futuro do planeta.

Uma das formas de minimizar esse problema é por meio da reciclagem, ou seja, transformar materiais usados, como plásticos, vidros, papéis e metais, em algo novo que pode ser reaproveitado.

Diante disso, a Legião da Boa Vontade (LBV), por intermédio de um projeto intitulado “Pintando a vida”, abordou o tema com os idosos atendidos pelo Vida Plena trazendo o desafio de diminuir a produção de lixo de cada um.

Viviane de Oliveira

O projeto teve quatro etapas: a primeira foi de conscientização, expondo o tempo de vida de objetos que utilizamos diariamente. Na segunda, foram feitas dinâmicas de cooperação, mostrando para os atendidos que juntos podemos ajudar a natureza. Posteriormente, foi debatido sobre a reeducação dos nossos hábitos quanto a reciclagem e consumo consciente, para enfim, encerrar com uma Feira de Ideias, colocando o aprendizado em prática por meio da produção de artesanatos recicláveis.

Viviane de Oliveira

Alguns dos trabalhos feitos pelos idosos do programa Vida Plena, da LBV. Tudo feito com muita cor, alegria e capricho!

A atendida Elbe Maria Alecrim, de 74 anos, conta o que produziu com um sorriso estampado no rosto: “A partir de rolos de papel higiênico que eu forrei com canudinhos, eu decorei e fiz um porta-treco. Ficou muito bonitinho! ”.

Quem também fez questão de destacar o artesanato reciclável foi a atendida Fátima Terezinha, de 65 anos, que contou: “Eu tirei o tecido da sombrinha, recortei para formar um retângulo, usei uma máquina de costura e fiz uma bolsa impermeável muito boa que não molha”. Que ótima ideia Fátima! :)

Viviane de Oliveira

A senhora Maria Frade, de 79 anos, estava toda orgulhosa do seu trabalho e contou aos visitantes sobre a feitura do artesanato e quais materiais recicláveis usou.

A educadora social responsável pela atividade, Janaína Beatriz, enfatizou que o aprendizado é importante para o meio ambiente, mas também ajuda os idosos em outros quesitos: “o entusiasmo, a coordenação motora e a autoestima. No momento que eles estão ali fazendo a atividade começam a se interagir, contam casos, dão gargalhadas e ajudam o outro. Começam a ter uma autoconfiança, [se sentem úteis] e falam ‘eu consigo fazer a diferença”, ressaltou.

Durante a Feira de Ideias, os atendidos e os visitantes se sentiram dispostos a rever os seus hábitos de consumo, se conscientizar e ajudar o meio ambiente. =D

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Centro Comunitário de Assistência Social: Av. Cristiano Machado, 10.691 - Planalto - (31) 3490-8101