Você está aqui

Idosos da LBV acompanham palestra sobre direito do consumidor

A atividade, ministrada pelo representante do Procon em Juiz de Fora, Marcus Gasparette, falou de empréstimos financeiros, relação de consumo e organização das finanças.

Juiz de Fora, MG — Nunca é tarde para saber de seus direitos e deveres enquanto consumidores. Conhecimento é bom e não faz mal a ninguém, certo? Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, recentemente, uma palestra educativa sobre o assunto para os idosos que integram o programa Vida Plena.

A atividade, ministrada pelo chefe de Departamento de Projetos do Procon em Juiz de Fora, Marcus Gasparette, falou de empréstimos financeiros, relação de consumo e organização das finanças, além de pontuar os direitos dos idosos nas áreas de Transporte, Saúde, Educação e Cultura.

Danielle Medeiros
Os idosos prestam atenção às explicações do pelo chefe de Departamento de Projetos do Procon em Juiz de Fora, sr. Marcus Gasparette. Na ocasião, ele falou relações de consumo e empréstimos financeiros.

Os idosos aproveitaram a ocasião para esclarecer dúvidas a respeito de alguns direitos, a exemplo da meia entrada para eventos culturais e esportivos. “Eu não sabia que podia pagar 50% do valor do ingresso em teatros e shows! Agora irei a mais eventos”, comentou a atendida Joana D’Arc, de 65 anos.

Já Aparecida Gomes, de 67 anos, contou às colegas e ao palestrante que certa vez fez um empréstimo pessoal, mas precisou recorrer aos seus direitos. “Os juros eram muito altos e não me disseram o valor correto. Com isso as cobranças chegavam e eu não conseguia pagar", lembra. Graças ao apoio de organizações especializadas, a idosa conseguiu solucionar o problema: "Solicitei o Procon e fui orientada e apoiada”.

“A falta de informação ainda é grande. Ações como essa da LBV servem de exemplo para a inclusão e valorização dos idosos, oferecendo o reconhecimento dos seus direitos, tanto como pessoa quanto consumidor”, afirmou Gasparette.

O programa Vida Plena contribui para inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos com idade igual ou superior a 60 anos, por meio de atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, cidadania, socialização e fortalecimento de vínculos familiares.

Em Juiz de Fora, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Francisco Fontainha, 83 — Santo Antônio. Para outras informações, ligue: (32) 3216-1406.

LEIA TAMBÉM:
Atividade lúdica esclarece idosas da LBV sobre tratamento do Câncer de Mama
Garantindo uma Terceira Idade mais ativa