Você está aqui

Idosa de 99 anos destaca o que mais gosta no Lar da LBV em Minas Gerais

Com simpatia e um belo sorriso no rosto, a senhora Olímpia superou grandes desafios e é um exemplo de vida.

Teófilo Otoni, MG — A Legião da Boa Vontade (LBV), por meio do Lar Alziro Zarur, ampara idosos em regime de longa permanência, oferecendo condições necessárias para que tenham qualidade de vida. No local, os vovôs e as vovós participam de iniciativas que promovem a inclusão social, a valorização de suas histórias de vida e o resgate da cidadania garantindo todos seus direitos, conforme orienta o Estatuto do Idoso.

Patricia Oliveira

A vovó Olimpia é só sorriso \o/

Um exemplo deste compromisso da Instituição é a história da senhora Olímpia Pereira dos Santos, de 99 anos, que foi encaminhada à LBV em outubro de 2010, pela secretaria de assistência social da cidade de Ouro Verde, onde residia. Ela era uma pessoa em situação de rua, chegou no Lar com perdas sociais graves, não aceitava nem mesmo dormir em uma cama.

“A senhora Olímpia tinha dificuldades de dialogar a respeito de si mesma, extremamente resistente aos cuidados, havia perdido totalmente a aceitação de um lar. A LBV colaborou na sua socialização, na evolução do autocuidado, na aceitação dos cuidados necessários como um banho, uma roupa limpa. É gratificante para nós presenciar essas mudanças. Aqui no Lar ela passou a sentir o carinho da equipe e nós também sentimos esse carinho da parte dela. Vê-la deitada em sua cama, onde ela chama de 'minha casa', é edificante”, destacou a assistente social do Lar Alziro Zarur, Edna Chaves.

Em poucas palavras, a senhora Olímpia falou de como se sente participando da rotina do Lar da LBV: “Eu gosto muito de morar aqui! Tem tudo, gosto de todo mundo e eu adoro comer as coisas gostosas que fazem aqui”.

Patricia Oliveira

A vovó Olimpia é amiga de todos no Lar Alziro Zarur

Inaugurado em 12 de julho de 1963, o Lar Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade, é uma unidade residencial para idosos sem referência e/ou que foram afastados de seu núcleo familiar. As ações desenvolvidas visam preservar e restabelecer os vínculos de origem e a colaborar para que os atendidos tenham uma vida digna, participativa e saudável. Todos os idosos recebem atendimento médico, de enfermagem, nutricionista, acompanhamento de serviço social, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, vestuário e alimentação adequados e de qualidade, além de muito carinho e atenção.

Conheça e colabore com as ações desenvolvidas pela Legião da Boa Vontade em Teófilo Otoni/MG. Endereço: Rua Capitão Leonardo, 620 – Grão Pará. Para outras informações, ligue: (33) 3522-6555.