Histórias infantis – um aprendizado que encanta
Belo Horizonte, MG — Quando nós somos crianças, as histórias infantis são um item indispensável, concorda? Porque, além de despertar muitos valores e a habilidade da leitura, é muito prazeroso ouvir e imaginar as narrativas. Pois bem: para as crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), os livros estão sempre ao alcance das mãos, e os bons contadores também fazem parte do seu dia a dia.

Crianças atendidas pela LBV receberam com alegria a contadora de histórias Rúbia Mesquita, em uma manhã bastante divertida.
Em abril, a Instituição recebeu na capital mineira a apresentadora, escritora, cantora e educadora Rúbia Mesquita, que contou uma de suas histórias e brincou com as crianças atendidas. "Amei! As crianças são superdispostas, animadas, cheias de energia, e isso é bom! A gente dá um abraço, e elas devolvem um maior; é muito gostoso!", disse, toda sorridente. Rúbia divulgou em sua conta pessoal no Facebook a participação nessa atividade:
Na página que também mantém, ela divulgou fotos com as crianças.
As crianças foram muito receptivas às brincadeiras propostas pela escritora, sempre ao som de canções infantis de conteúdo pedagógico. E, acreditem, para contar a história, ela chamou uma personagem que estava dentro do livro. Foi um momento mágico! A pequena Nicole Silva, 8, disse: "Foi muito legal e divertido. Ela brincou, cantou e também contou uma história legal. Aprendi que os pais precisam procurar ter mais tempo com a gente e a gente procurar ter mais tempo com eles. E obedecer. Eu vou contar a história para meus pais".

Rúbia Mesquita tem em mãos a personagem que estava literalmente dentro do livro. Com essa participação especial, ela contou uma história de forma pedagógica e muito divertida.
A escritora trabalha há alguns anos com brincadeiras, músicas e contação de histórias. Ela também acredita que o lúdico auxilia muito no desenvolvimento da criança: "essas ferramentas conseguem resgatar o que tem de mais bonito dentro da gente: a alegria, o carinho, o cuidado com o outro". Na oportunidade, a escritora presenteou as crianças da Instituição com um exemplar autografado do livro 1, 2, 3 contos de uma vez.
O zelo pedagógico da LBV
Essa atividade fez parte das celebrações do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril. Nas Unidades da LBV, em diversas oficinas, a garotada está sempre em contato com contação e encenações de histórias, lendas, de forma que até mesmo os mais novos já desenvolvem o gosto de ter um livro em mãos e aprender com ele. "Aqui [na LBV] a gente brinca e aprende muitas coisas legais. Isso significa muito pra mim", ressaltou Nicole.

Antes de contar a história para as crianças, Rúbia realizou uma série de brincadeiras com músicas, movimentos, advinhações e descontração.
Sobre o trabalho que a LBV realiza, Rúbia Mesquita ressaltou: "Não tem coisa mais importante do que ver os olhinhos das crianças brilhando. Criança é terra fértil, tudo que planta nasce. Acho importantíssimo o trabalho que a LBV faz, as sementes que planta; eu tenho certeza de que muitas flores vão nascer por aí. Fico superfeliz toda vez que vocês me convidam, é uma alegria muito grande estar aqui!", disse.
Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.