Você está aqui

Gurias e Guris da LBV cantam “Guardião do Amor Fraterno"

Assista ao videoclipe da música-tema do 16º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, gravada nas cidades de Glorinha e de Porto Alegre.

O estado do Rio Grande do Sul é conhecido por valorizar as suas tradições e cultura. Desde criança é ensinado a importância de cultivar, respeitar e vivenciar a história desse povo tão valoroso, seja por meio da música, da dança ou das comidas típicas.

Para destacar essa diversidade do Brasil, foi gravada, nas cidades de Glorinha e de Porto Alegre, a Música Legionária Guardião do Amor Fraterno, eu sou! Unir os corações, eu vou!, tema do 16° Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, que contou com a participação das crianças atendidas pela Instituição.

A música é alegre, traz o ritmo do vanerão (dança típica do Rio Grande do Sul), além de comunicar valores no Bem. O videoclipe foi gravado no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Glorinha e em pontos turísticos da capital gaúcha e você vai conferir em breve aqui mesmo no nosso site e nos nossos canais nas redes sociais.

 

Liliane Cardoso

Uma das cenas ocorreu no Parque da Redenção e contou com a participação do grupo de danças Raizes do Rio Grande, da LBV.

SOU GUARDIÃO DO AMOR FRATERNO 

Música: Guilherme Caetano (São Paulo/SP)
Letra: Danielle Mendes, Ítala Kelly (Salvador/BA) e Guilherme Caetano (São Paulo/SP)
Interpretação: Maria Eduarda Guimarães, Raíssa Britto, Isael Dutra e Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade de Glorinha/RS.

Chegou a hora de cantar
E de o Amor Fraterno praticar
Em todas as querências, tchê.
Sou Soldadinho de Deus, da LBV!

Se é pequeno ou mais velho,
Se mora longe ou bem pertinho,
Seja qual for a cor da pele,
Trato a todos com carinho.

Guardião do Amor Fraterno, eu sou!
Unir os corações, eu vou!
O exemplo de Jesus, eu seguirei:
“Amai-vos como Eu vos amei”.

Guardião do Amor Fraterno, eu sou!
Unir os corações, eu vou!
O exemplo de Jesus, eu seguirei:
“Amai-vos como Eu vos amei”.

O Ecumenismo é a bandeira
Para um mundo de Paz.
“Que brilhe a sua luz também!”
É trilegal fazer o Bem!

Pode o jeito de pensar
Até ser bem diferente.
O que importa de verdade
É amar a todos igualmente.

Guardião do Amor Fraterno, eu sou!
Unir os corações, eu vou!
O exemplo de Jesus, eu seguirei:
“Amai-vos como Eu vos amei”.

Guardião do Amor Fraterno, eu sou!
Unir os corações, eu vou!
O exemplo de Jesus, eu seguirei:
“Amai-vos como Eu vos amei”.
Guardião do Amor Fraterno, eu sou!
Unir os corações, eu vou!
O exemplo de Jesus, eu seguirei:
“Amai-vos como Eu vos amei”.

Gravação do videoclipe

José Nilton Tonin, produtor musical e integrante do departamento musical da LBV, ressaltou a importância das crianças terem esse contato musical desde pequenas, principalmente com temas voltados ao bem, a bons valores, com mensagens positivas. “Na tradição Legionária, o compositor Paiva Netto incentiva desde criança a música fazendo parte do desenvolvimento espiritual, cognitivo, didático para todos os Soldadinhos de Deus. Quando a gente fala de fazer uma música-tema, nós estamos trabalhando pelo lado cognitivo essa musicalidade, esse desenvolvimento temático aliado a proposta desse ano”.

Liliane Cardoso

A praça da Matriz, no centro da capital gaúcha, também foi cenário da gravação do videoclipe.

Além de música teve muita dança também. Quem conta os detalhes é a coreógrafa Nídia Elisa: “A gente pesquisou as danças regionais e procuramos fazer algo em torno dessa cultura regional, mas trazer isso mais próximo da criança para ser algo divertido. A equipe de coreografia desse clipe tratou com muita alegria toda essa composição, que é a dança que vocês vão ver feita pelas crianças da LBV”.

Sobre a construção do roteiro do clipe, João Periotto, integrante da equipe Boa Vontade Produção, detalhou: “Nós procuramos construir um roteiro em que as boas ações dos Soldadinhos de Deus fossem exaltadas. Nós estamos falando da prática da boa alimentação, da prática esportiva entre os meninos e as meninas juntos, nós estamos falando de inclusão social, da pureza que a criança tem no coração na inclusão de milhares de outras crianças no mesmo ideal. É, sem dúvida nenhuma, um ano muito especial para que a gente realize este clipe aqui em Glorinha, no Rio Grande do Sul”.

O educador musical da LBV na cidade, Gabriel Gama, explicou o trabalho desenvolvido pela LBV em Glorinha com as crianças: “Aqui na LBV realizamos um trabalho voltado para a música, onde as crianças aprendem logo quando ingressam na LBV, noções rítmicas, melodia, harmonia. Após isso tem o aprendizado do instrumento, que é a flauta doce, o violão, e durante todo esse aprendizado é desenvolvido o trabalho com o Coral Ecumênico Infantil, que contempla todas as faixas etárias”.

Liliane Cardoso

Gravação do videoclipe do 17º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV.

Mais sobre o evento

Este ano, o 16º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, aborda o tema “Guardião do Amor Fraterno, eu sou! Unir os corações, eu vou”. No dia 24 de março, milhares de crianças do Brasil e do mundo vão participar da abertura do evento, que será feita pelo educador Paiva Netto.

Até março de 2019, as crianças vão participar de oficinas educativas e atividades diversas propondo ações para a construção de uma cultura de Paz. \o/

Liliane Cardoso

Gravação do videoclipe do 17º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV.

LBV no Rio Grande do Sul

Em Glorinha, o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur (Rodovia RS 30, km 19. Parada 119 – Guabiroba) oferece atendimento a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social de Glorinha e Gravataí, contribuindo para que desenvolvam suas capacidades, talentos e valores. 

Já em Porto Alegre, a Legião da Boa Vontade atua, desde 23 de maio de 1955, em favor de crianças, adolescentes, jovens e adultos de baixa renda por meio de seu Centro Comunitário de Assistência Social (Av. São Paulo, 722, esquina com a Av. São Pedro, São Geraldo) transformando vidas e realidades.

E em Pelotas, a Entidade desenvolve um amplo trabalho visando sempre o bem-estar das famílias de baixa renda atendidas em seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado no número 98 da Rua Bernardino dos Santos, no bairro Areal.

Você ajuda, a LBV faz!