Você está aqui

Gestantes no RS recebem enxovais da LBV

Programa Cidadão-Bebê beneficia as futuras mamães com palestras, rodas de conversa, acompanhamento social e psicológico.

Porto Alegre, RS — A Legião da Boa Vontade entregou nesta segunda-feira, dia 29, enxovais para o grupo de gestantes atendidas no Programa Cidadão-Bebê. Essa foi a primeira etapa do programa que ampara gestantes e mães com crianças de até três anos de idade, contribuindo para uma gestação saudável e para o desenvolvimento familiar, visando à garantia de direitos sociais.

No programa, as atendidas recebem toda a orientação da equipe de profissionais da Instituição. Segundo a psicóloga Daniela Machado, esse é um cuidado constante da LBV: “O programa se estende à família, o acompanhamento é social e psicológico também. Estamos aqui aptos a receber a família, orientar e ajudar no que for necessário, fazer encaminhamentos para os serviços tanto da saúde como da assistência social do município”.

Liliane Cardoso

Ana Maria dos Santos, 44 anos, é atendida pelo programa da LBV e espera seu terceiro filho. Mesmo já tendo tido a experiência de ser mãe, ela revela que aprendeu muito com o programa: “eu não sabia que podia ter uma gravidez de alto risco, não sabia de muita coisa, era algo que não esperava, por causa da idade e da pressão alta”. E completou a psicóloga Daniela: “aqui ela está sempre aprendendo coisas novas porque cada gestação é uma, e cada momento é um momento diferente de vida que elas passam”.

O dia foi marcado por dinâmicas e alegria. As futuras mamães relembraram alguns assuntos estudados, com a premiação de brindes. Além disso, realizaram atividades manuais e tiraram uma foto como lembrança dessa fase especial. Nessa edição do programa, cada mamãe fez um presente para o seu bebê: “eu achei bem legal o trabalho que a gente fez com as guirlandas para enfeitar o quartinho do bebê. Fortalece a amizade e isso nos aproxima mais dos bebês. Muito legal essa foto que lembra nosso melhor momento que é estar esperando um filho”, declarou a atendida Patrícia do Nascimento.

Além disso, as futuras mamães também recebem mensalmente da LBV uma cesta de alimentos enquanto estão no programa. Segundo Aline Silva, que espera o quarto filho, é algo que faz diferença no orçamento familiar: “é muito importante essa ajuda. Estou desempregada e meu marido também, chegou em boa hora mesmo. Eu aprendi bastante coisa no programa mesmo não sendo mãe pela primeira vez. Os profissionais são muito bons. Agradeço a todos que ajudam a LBV, continuem ajudando porque tem muitas famílias que precisam”.

MULTIPLICANDO AMOR

A psicopedagoga e professora Rita Stumpf, que é colaboradora e voluntária da LBV, esteve presente na comemoração: “eu estou muito orgulhosa de poder contribuir. Comecei doando toucas, e é uma grande alegria poder ver o quanto um pequeno gesto é multiplicador e não tem fim, é uma coisa que ajuda e muda a vida de todos que participam, e é muito gratificante saber que uma criança está sendo aquecida, que uma família está sendo acolhida”.

Rita conheceu a LBV pela televisão. Além de colaboradora também fez questão de vir pessoalmente ajudar na entrega dos enxovais. Ao conhecer o Centro Comunitário de Assistência Social, revelou: “quanto mais a gente conhece, mais orgulho a gente tem de trabalhos assim que movem vidas, que somam, que ensinam pessoas, que mudam realmente a vida das pessoas. A LBV abraça, acolhe, ensina e ainda dá direito de as pessoas saírem daqui com o aprendizado e mais as lembranças, é muito lindo”.

Inclusive, a professora Rita deixou um recado para todos os colaboradores da Instituição: “(...) pode ser uma palavra, um sorriso, um abraço, pode ser uma doação de roupas ou em dinheiro, pode vir aqui e ser voluntária, acho que tudo isso é nobre, tudo isso faz bem para a gente. Eu me sinto mais realizada, estou saindo daqui melhor do que eu cheguei, mais feliz e mais realizada”.

Faça parte desse time da solidariedade! O Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da LBV, está localizado na Av. São Paulo, 722, São Geraldo. Informações pelo telefone: (51) 3325-7036.