Fora, dengue! Crianças da LBV reforçam atitudes contra mosquito transmissor
A atividade apontou para a importância de eliminar os criadouros, evitando a proliferação do Aedes aegypti, que também transmite o zika vírus e a febre chicungunya.
A Legião da Boa Vontade (LBV) promove, ao longo do ano, uma série de iniciativas que visam ao bem-estar de seus atendidos. Neste primeiro trimestre, essas ações se intensificaram por conta de dados alarmantes divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. No município de São José do Rio Preto, por exemplo, mais de dois mil casos confirmados da doença foram registrados neste ano, o que torna a informação preocupante, em relação ao ano anterior.
Por isso, a Entidade promoveu, na última quarta-feira, 9, em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade, uma palestra educativa direcionada a meninas e meninos que participam do programa Criança: Futuro no Presente!. Na ocasião, a agente de controle de vetores Adriana Ferreira Rodrigues chamou a atenção dos pequenos para os perigos do acúmulo de objetos em desuso no quintal de casa. “Não se pode deixar água parada nos recipientes”, orientou.

Durante o bate-papo, Adriana apontou para a importância de eliminar os criadouros, evitando, assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chicungunya. “As dicas são básicas e eficazes. Porém, é preciso que a população toda se mova, tome atitudes”, disse.
Sobre o trabalho de conscientização, desenvolvido pela LBV, a vigilante ambiental ressaltou: “A Instituição mobiliza as crianças com o intuito de fazer surgir uma sociedade melhor, procurando incentivá-las na busca de cuidados com a saúde. Estar aqui para compartilhar informações sobre o assunto só engrandece ainda mais as ações da Secretaria de Saúde”.
Ao final da palestra, a garotada pôde observar amostras das larvas do inseto. “Para ajudar no combate ao mosquito, temos que manter a caixa de água sempre tampada, as vasilhas dos animais e piscinas sempre limpas. Isso faz com que nossa casa fique livre dessas doenças, para vivermos sempre com boa saúde”, comentou a atendida Eduarda, 10 anos.
Com mais essa atividade, a Instituição provou que, com saúde, não se brinca. Quem previne evita futuras dores de cabeça, não é? #PenseNisso
Em São José do Rio Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Dom Pedro I, nº 2.776 — Jardim Canaã. Para outras informações, ligue: (17) 3235-1811.
Leia também:
+ Em palestra, crianças atendidas aprendem como combater a dengue
+ LBV convida famílias atendidas a combater a dengue, zika e chikungunya
+ Xô, mosquito! LBV promove palestra e reitera prevenção à dengue