Você está aqui

Fique por dentro do que aconteceu no segundo e último dia do 24º Congresso Internacional de Educação da LBV

O segundo e último dia do 24º Congresso Internacional de Educação da LBVedição on-line, com o tema “Desafios da aprendizagem e a saúde emocional – reflexos da pandemia: uma visão além do intelecto” foi um grande sucesso e contou com a participação de três palestrantes: a Karen Scavacini, psicóloga; psicoterapeuta; mestre em Saúde Pública pelo Instituto Karolinska Institutet, na Suécia; doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); idealizadora e cofundadora do Instituto Vita Alere; diretora científica da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps); membro do “Advisory Board” do Centro de Valorização da Vida (CVV); e membro do “Suicide and Self Injury Advisory Commitee”, do Facebook; a Ângela Mathylde Soares, professora; pedagoga; psicopedagoga; psicanalista; neurocientista; mestre e doutora em Estudos Psicanalíticos pela Escola de Psicanálise Clínica do Rio de Janeiro, filiada à UK Psychoanalytical Society de Londres; doutora em Teoria e Prática Clínica Psicanalítica e Psicopatologia pela Erich Fromm World University de Miami, Flórida, Estados Unidos; presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil; e a Aline Braga Martinez, vice-diretora do Conjunto Educacional Boa Vontade, da LBV/SP.

2º DIA – Fique por dentro do que aconteceu

O segundo e último dia do evento apresentou logo na abertura duas apresentações culturais com os alunos do Conjunto Educacional Boa Vontade, de São Paulo/SP. Foram apresentadas as músicas legionárias “Esporte é vida, não violência!”, interpretada pelas crianças do 1º e 2º ano da escola da LBV em São Paulo/SP e “Cidadão Ecumênico eu sou!” interpretada pelo grupo de instrumentistas da LBV.

Iniciando o ciclo de palestras, a dra. Ângela Mathylde, abordou o tema “Os impactos da emoção na cognição, nas aprendizagens e nas relações sociais e afetivas” e em seguida apresentou um assunto de imensa relevância: a criação de valor entre professor e aluno. Ângela apresentou, durante toda a sua linha de raciocínio, a importância da emoção para impulsionar outras fases do aprendizado. Ela destacou também que a atenção do educador deve ser direcionada ao todo do aluno, que são as condições físicas, sociais e mentais do aluno, para que de fato o processo possa ser transformador no desenvolvimento educacional.

Na continuidade do evento, Karen Sacavacini iniciou sua palestra apresentando o seu tema “É possível ter saúde mental em tempos desafiadores?”.

Scavacini comentou sobre os impactos do isolamento na saúde mental das pessoas, especialmente dos alunos, que sofreram, majoritariamente, pelo aumento de ansiedade nesse período, pois, os vínculos e estratégias sociais são consolidados justamente nessa fase juvenil.

Durante o restante da palestra, a dra. esclareceu as diferenças entre estresse, ansiedade, burnout e outros problemas que foram comuns no período de isolamento social. E compartilhou formas de como exercer o autocuidado para posteriormente, ter o mesmo olhar com o próximo e se reconectar à realidade, que continua se transformando rapidamente no retorno às atividades presenciais.  

Para “agitar” os participantes do evento, a vice-diretora do Conjunto Educacional Boa Vontade, da LBV/SP, Aline Braga Martinez, conduziu a ação pedagógica da rede de ensino da LBV, com o tema “Reaprendendo - impactos da pandemia na comunidade escolar: defasagens, aprendizagens, tecnologias e saúde emocional. Com o estamos nos adaptando?”. Ela propôs uma “viagem no tempo” para mostrar como foi o processo de adaptação das escolas da LBV no período da pandemia; como foi a volta às aulas; e alguns dos métodos utilizados pelos professores para ensinar os estudantes, de maneira lúdica e eficiente, visando conseguir contribuir para o avanço intelectual de todos.

Aline Braga Martinez, durante a ação pedagógica, ao entrevistar diversos educadores da LBV e compartilhar fotos, vídeos e depoimentos das atividades feitas com os alunos, passou inúmeros exemplos práticos sobre a aprendizagem, o amparo e como superar os problemas, com uma visão além do intelecto, como propõe o evento.

O segundo e último dia do 24º Congresso Internacional de Educação da LBV terminou com grande êxito e a pedido dos participantes, foi veiculada novamente o clipe da música legionária “S.O.S Terra”, interpretada por crianças e jovens da LBV, de todas as idades!

Todos os participantes concluíram o evento expressando seus comentários de gratidão e alegria no “chat”, levando “para casa” uma enorme bagagem de lições e informações educacionais capazes de mudar, para melhor, a educação no Brasil e no mundo. E com a expectativa já renovada para o próximo ano!


Para saber mais sobre o evento acesse nosso site e siga @LBVBrasil nas redes sociais: