Você está aqui

Festival Folclórico da LBV chega em sua 11ª edição em São José do Rio Preto

Evento contribui para fomentar a cultura e despertar talentos na música e na dança.

São José do Rio Preto, SP — Pensando na valorização da diversidade cultural brasileira, a Legião da Boa Vontade realiza, anualmente, desde 2006, o seu Festival Folclórico, com a participação especial das meninas e dos meninos atendidos no programa Criança: Futuro no Presente!. Este ano, o evento chegou à sua à 11ª edição demonstrando o quanto a iniciativa é vitoriosa e o quanto vem ajudando a fomentar a cultura em seus atendidos, além de despertar muitos talentos na música e na dança.

Na tarde do último sábado, 26, a LBV reuniu atendidos, familiares, voluntários, parceiros e autoridades no Teatro Paulo Moura para a realização do espetáculo intitulado Os Ventos que Regem O Sul, que apresentou as tradições da região Sul do país. A festividade teve como mestre de cerimônia o jornalista Marcelo Dias, diretor da agência de publicidade Mídia 2 de Comunicação. Contou também com a presença do 1º Sargento Sergio de Oliveira Maia, que acompanhou a execução do Hino Nacional Brasileiro entoado pelos soldados do Tiro de Guerra da cidade.

Em seguida, as crianças e adolescentes da LBV trouxeram ricas apresentações encantando o público que acompanhava atentamente cada número. “Estou muito emocionada em participar do 11º Festival da LBV. Já participei de outros, mas cada um é uma emoção diferente, pois cada ano é um tema diferente. Adorei este tema, onde aprendemos a cultura do Sul, como a culinária, figurinos, danças e brincadeiras. A LBV é como uma família. Muito obrigada por proporcionar tanta alegria em minha vida”, agradeceu a pequena Eloisa, de 9 anos.

Uma emoção mágica!

Daniela, mãe dos atendidos João Vitor, 10 anos, e Pedro Henrique, 7 anos, foi só elogios: “Achei muito bonito o Festival Folclórico da LBV, que traz grande aprendizado às crianças e a nós também. É uma emoção mágica ver a expectativa das crianças, os preparativos e principalmente a preocupação delas para apresentarem o melhor”.

Na oportunidade, Marcelo Dias, grande amigo da Instituição, deixou suas considerações: “É um prazer enorme estar aqui, pois sou apaixonado pelas ações que a LBV realiza na liderança do nosso amigo jornalista José de Paiva Netto, na qual me inspiro muito também na minha profissão. Me espelho em tudo o que ele faz pelo nosso Brasil. É um trabalho de referência, e por isso que estou presente quando a LBV chama. A apresentação que as crianças fizeram aqui foi muito linda. A Legião da Boa Vontade está de parabéns”.

O 1º Sargento Maia também destacou a importância da parceria com a LBV: “Essa parceria é muito importante para os atendidos e para os próprios atiradores que acabam conhecendo e aprendendo um pouco mais com o trabalho proposto pela LBV que, inclusive, associa com o trabalho que é desenvolvido pelo Tiro de Guerra em prol da nossa comunidade”.     

Um aprendizado para a vida

Outro fato importante foi a participação dos irmãos Murilo, 17 anos, e Ítalo Cestaro, 13 anos, ex-atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!, que subiram ao palco e contaram os benefícios que a LBV proporcionou em suas vidas:

Iniciei na LBV em 2008, e desde então entrei numa fase de crescentes conquistas e aprendizados. Participei de 4 Festivais Folclóricos como atendido e de mais dois como convidado. Sei o quanto é bom estar aqui nesse palco mostrando o trabalho de um ano inteiro para o público. Agradeço muito a todos que passaram pelo meu caminho na Instituição, pois me presentearam com grandes momentos que jamais vou esquecer. A todos os que participam da LBV, aproveitem ao máximo o que o projeto Criança: Futuro no Presente! pode trazer a vocês. A todos os pais, valorizem e jamais desistam do maior tesouro que receberam de Deus: seus filhos. À Legião da Boa Vontade, meu muito obrigado”, destacou Murilo.

Para Ítalo, participar da LBV foi um privilégio: “A LBV, sem dúvidas, é um lugar que jamais esquecerei. Participar do projeto foi essencial na minha vida, onde fui bem acolhido, fiz novas amizades e me proporcionou grande aprendizado. Fazer parte da LBV foi um privilégio e seu apoio de valor inestimável. Os momentos que passei na Instituição sempre foram alegres e especiais, momentos muito marcantes que eu sempre guardarei na memória. Só tenho a agradecer por tudo! Muito obrigado a todas as pessoas maravilhosas que cuidam e mantêm a LBV, vocês foram e são, com certeza, muito importantes na vida de qualquer um que frequenta ou já frequentou a Legião da Boa Vontade”, reforçou.

O evento ganhou ampla repercussão na mídia de Rio Preto e Região, a exemplo da TV Tem, repetidora da TV Globo; SBT Interior; TV Viva Cal 26; TV Câmara; Jornal Diário da Região; Jornal Dhoje de Rio Preto; Jornal Diário de Votuporanga; Jornal O Progresso de Guapiaçu, entre outros.

Promover a cultura é respeitar a diversidade

Ao trabalhar valores e sentimentos em sala de atividades, aliando-os ao conteúdo pedagógico, a Legião da Boa Vontade prepara integralmente o atendido. Isso porque a Entidade o enxerga além do intelecto, formando Cérebro e Coração, como define o dirigente José de Paiva Netto na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico quando apresenta o diferencial da LBV ao ver o Ser Humano e seu Espírito Eterno. 

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em São José do Rio Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Dom Pedro I, 2.776 — Jardim Canaã. Para outras informações, ligue: (17) 3235-1811.