Exposição de artes manuais é resultado de 8 meses de muito afeto
Em parceria com o Sesc/CE mulheres atendidas pela LBV, em Fortaleza, desenvolvem habilidades manuais através de oficinas acolhedoras.
As mulheres atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), através do serviço Vivência Solidária da LBV, finalizaram as atividades do projeto "Mãos que Costuram Vidas" do Sesc/CE com uma linda exposição de manualidades feitas por elas durante todo o ano, além de uma confraternização alegre e cheia de trocas de palavras de afeto e artes manuais.
O serviço Vivência Solidária da LBV atende mulheres em situação de pobreza e vulnerabilidade social na unidade da Instituição localizada na capital cearense, cooperando para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Fortaleza/CE
“Meu sonho era aprender a bordar, mas nunca ninguém se disponibilizou a me ensinar, e quando aprendi aqui abriu portas pra mim, pois ensinei minha filha e hoje eu e ela fazemos bordados e ela vende na faculdade e eu também tiro uma renda disso. Esse projeto é muito além das manualidades porque me ensinou também a pensar em mim mesma, nós mães e mulheres sempre pensamos primeiro nos filhos, nos esposos e só depois pensamos em nós e aqui eu tive a oportunidade de aprender a pensar em mim mesma. Só tenho a agradecer a LBV e ao Sesc por esse espaço.” Relata Juliana de Souza, atendida pela LBV.
O projeto
Durante o ano de 2023 a Instituição recebeu em sua unidade o projeto Mãos que Costuram Vidas desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc/CE), que promoveu oficinas temáticas onde discutiram sobretudo acerca dos papeis sociais de gênero, tendo como fio condutor a aplicação de manualidades (costura, bordado, artesanato) estimulando ainda a geração de renda.

Fortaleza/CE
“Esse projeto propõe diversas atividades como, oficinas temáticas, manualidades e vivências externas, que envolvem todo o contexto feminino: direitos sociais, combate a violência contra a mulher, empoderamento feminino, entre outros. Trabalhamos tudo isso e muito mais durante esse período de 8 meses. A LBV tem muito potencial aqui na comunidade, sempre trazendo essas oportunidades aqui pra essas mulheres, e por isso, agradecemos demais a instituição pela oportunidade de acrescentar e contribuir com o trabalho que já é realizado. Só tenho a agradecer mesmo, muito obrigada” afirma Márcia Silva, Analista Assistencial do Sesc Fortaleza.
A exposição
Para finalizar o projeto com chave de ouro as mulheres reuniram todos os trabalhos realizados por elas durante os 8 meses deste ano como filtro dos sonhos, bolsas, bordados em panos de pratos, artigos decorativos, bijuterias de papel, porta ovos, entre outros diversos itens que foram apresentados numa tarde calorosa para os idosos e adolescentes atendidos também pela Legião da Boa Vontade, acompanhe as fotos desse momento de troca de conhecimento intergeracional.
Exposição de artes manuais é resultado de 8 meses de muito afeto

(Foto:Michelle Lisboa)
“Por meio destes trabalhos elas [Mulheres atendidas pelo serviço Vivência Solidária da LBV] também tiveram a oportunidade de gerar renda famíliar, pois replicaram o que aprenderam aqui em suas casas e puderam comercializar esses produtos que elas mesmas fazem. São inúmeros relatos positivos que identificamos, como fortalecimentos dos laços do grupo e em casa, as vivências realizadas em ambientes externos, acesso e conhecimento de serviços ofertados aqui em Fortaleza, e isso foi e é fundamental pra essas mulheres.” Destacou Michelle Lisboa, Psicóloga da LBV em Fortaleza/CE.
Ao final da exposição houve uma belíssima confraternização onde a troca de afeto, palavras de carinho e muita alegria foi a atividade final. Um amigo secreto especial com troca de artesanatos manuais confeccionados pelas participantes foi o presente que cada uma delas levou para casa como lembrança desse projeto e de mais uma etapa que se inicia na vida de cada uma delas.

Fortaleza/CE
Essas e outras atividades que transformam vidas só é possível graças a doação de cada parceiro e doador da Legião da Boa Vontade, deixamos o nosso agradecimento especial a equipe do Projeto Mãos que Costuram Vidas do Sesc Fortaleza que com muito cuidado e carinho contribuiu para mais uma vivência que transforma a vida de pessoas com muita Solidariedade.