Você está aqui

Exemplo de superação, atleta paralímpico Simplício Campos visita crianças da LBV

Nadador contou sobre sua história de vida e como o esporte paralímpico o fez vencer grandes desafios

Manaus, AM — No Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, no bairro Cachoeirinha, a expectativa das crianças e dos adolescentes era grande. Eles estavam ansiosos para receber um visitante ilustre e exemplo de superação no esporte paralímpico. A chegada de Simplício Campos, competidor de quadro estilos da natação e especialista na prova de peito, foi uma grande festa.

Conhecer um competidor dos grandes eventos esportivos, condutor da tocha olímpica em Manaus e participante na paralimpíada Rio 2016 era um sonho dos atendidos pela LBV. Mas o momento mais esperado era o de ouvir a sua história de vida e como um acidente automobilístico o fez transformar uma tragédia em superação e se tornar um dos grandes nomes do esporte paralímpico no Brasil.

Placilda Rodrigues

Manaus, AM - SImplício Campos levou medalhas e a tocha olímpica conduzida por ele na capital. As crianças atendidas pela LBV gostaram muito e até posaram para fotos. 

“É uma parte muito gratificante. De todo esforço que fazemos durante os treinos, durante o ano com o esporte de alto rendimento, bem intensivo, essa parte do reconhecimento, do carinho das crianças, do abraço, de uma palavra amiga, é muito importante e muito gratificante mesmo de poder receber isso. Eu me sinto honrado de receber esse carinho, essa atenção e o respeito das crianças”, destacou o esportista.

Ensinando com exemplos

Sentindo-se em casa na LBV, Simplício Campos conversou com as crianças. A narrativa do esportista despertou olhares atentos e também perguntas sobre a sua rotina, os momentos após o acidente, amigos e como ele conseguiu vencer todos os desafios. “Eu acredito que a melhor forma de ensinar é através do exemplo. Eu tive muitos exemplos. Se tenho a cabeça que tenho, a mentalidade que tenho hoje, é devido as pessoas que tive como exemplo. Pessoas que me inspiraram a fazer as coisas corretas, inspiraram a superar os desafios, me ensinaram como o respeito é importante com as pessoas. O exemplo é importante e as crianças, nesta fase, vendo pessoas que superaram desafios, quando aparecer alguma dificuldade na vida, vão saber superar”.

As palavras do atleta também encorajam os pequenos a enfrentar os desafios desde cedo. O pequeno Antônio Guilherme, de 10 anos, ficou entusiasmado com a história de vida do atleta. “Foi muito legal conversar com ele. Aprendi coisas novas e que não podemos desistir dos nossos sonhos. A gente pode aprender muito, mas nunca desistir!”, disse confiante.

Socorro Leão

Manaus, AM - Num clima descontraído, Simplício Campos conversa com as crianças atendidas pela LBV sobre a sua carreira na natação

Já a atendida Rayka Daniella, de 11 anos, teve a oportunidade de fazer uma pergunta ao atleta. A resposta motiva os pequenos. “Eu perguntei qual a mensagem que ele deixa para quem tem um problema semelhante ao dele e a resposta foi a de que não podemos desistir dos nossos sonhos quando eles são possíveis, mesmo com uma deficiência. Tem que correr atrás que vamos conseguir”.

Formando as gerações futuras

O trabalho desenvolvido pela Legião da Boa Vontade na formação de cidadãos conscientes foi elogiado pelo atleta. Simplício enalteceu as iniciativas da LBV em incentivar e desenvolver atividades com crianças e adolescentes preparando-os para o futuro, na construção de uma sociedade mais comprometida com o respeito e a vivência solidária.

Quero parabenizar pelo trabalho que vem sendo feito. A criança precisa ter uma direção na vida, através da educação, através do esporte, a pessoa pode ser bem encaminhada. Mesmo que não seja um grande atleta no futuro, vai ser um grande cidadão. O esporte pode proporcionar isso para as pessoas, tornar pessoas melhores, tornar pessoas que respeitam as outras pessoas. Quero parabenizar por esse trabalho, continuar fazendo dessa forma que está sendo bem-feita e que futuramente cresça cada vez mais”, destacou Simplício.

Esporte como ferramenta social

Na LBV, o esporte é uma ferramenta que contribui para que crianças e jovens possam se socializar, ter respeito ao próximo, ter disciplina, trabalhar em grupo, saber a importância de ganhar e perder e até mesmo descobrir e potencializar talentos.

Em todas as suas unidades espalhadas pelo Brasil, a LBV se preocupa com a prática de atividade física, até mesmo para a saúde e à qualidade de vida de seus atendidos, sempre acompanhados de profissionais da área.