Você está aqui

Espetáculo artístico da LBV encanta alunos da Escola Municipal Evaldo Fontes

Os integrantes do programa Criança: Futuro no Presente! apresentaram as peças "Lendas do Mar" e "O Canto do Aracuã".

Ipatinga, MG — O grande dia chegou. O cenário está preparado e as crianças se arrumam na coxia. A ansiedade toma conta dos pequenos artistas e o friozinho na barriga não demora a alcançar a plateia. Últimos detalhes e as educadoras sociais dão o sinal. O espetáculo vai começar!

Invista em oportunidades; AJUDE A LBV!

Este clima alegre permeou os espetáculos teatrais Lendas do Mar e O Canto do Aracuã, apresentados na última quarta-feira, 17, por meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade (LBV), a alunos e corpo docente da Escola Municipal Evaldo Fontes.

Álida Santos
Os pequenos divertiram os alunos e o corpo docente da Escola Municipal Evaldo Fontes com a animada peça teatral "O Canto do Aracuã".

As encenações foram trabalhadas durante a Oficina de Arte e Cultura, ministrada pelo educador Lair Justino. Nas aulas, o instrutor mostrou aos pequenos elementos básicos de um musical, iniciando-os na dança e no canto. Desta forma, a peça contou com a participação criativa de todos os atendidos.

As apresentações agradaram ao público, que parabenizou os atores mirins da LBV com efusivas salvas de palmas. “O teatro é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças. Desde 2010, temos oficina de teatro na nossa escola e isso ajuda muito os estudantes tímidos a evoluir, os que são muito expansivos a se conter, na lateralidade e noções espaciais”, explica a coordenadora do programa Aprender em Tempo Integral, da Escola Municipal Evaldo Fontes, Maria Aparecida Quiossa.

Estou vendo o quanto é grande essa Entidade, a dimensão desse projeto, é um trabalho muito sério, muito bem realizado. Estão de parabéns! Espero poder conhecer mais e poder visitar mais vezes”, finalizou.

O coordenador de teatro do programa Mais Educação, da Prefeitura de Ipatinga, Michel Ferrabbiamo, também acompanhou o musical. “O teatro consegue fazer com que a criança se desenvolva melhor pedagogicamente, além de desinibir, tem essa função dentro da escola. É fundamental essa troca de experiências e a LBV está formando uma legião de crianças capacitadas intelectualmente para o futuro”, afirmou.

Álida Santos
Os espetáculos artísticos foram recheados de momentos musicais e as crianças atendidas pela LBV mostraram seus talentos na dança, empolgando a plateia.

“A apresentação que mais gostei foi Lendas do Mar, me deu uma nostalgia. Quero falar para as crianças que continuem assim porque vão longe, estão fazendo um trabalho ótimo. Além de incentivar outras pessoas, elas ajudam a si mesmas, porque terão um futuro melhor, mais evoluído”, comentou o aluno da Escola Evaldo Fontes, Rodrigo Souza, de 12 anos.

Desenvolvendo habilidades

Além de desenvolver a musicalidade e a expressão corporal, a Oficina de Arte e Cultura trabalha as diversas linguagens artísticas. Contemplam-se aqui as Artes Plásticas, Dança e Teatro. O espaço lúdico ainda inicia as crianças e os adolescentes nos conhecimentos teóricos sobre a música e de instrumentos musicais. Eles participam de aulas de canto, trabalhando repertórios que enaltecem as boas atitudes, como o respeito à natureza e a prática da solidariedade, em diversos ritmos da cultura brasileira.

+ Conheças as nossas ações socioeducacionais em Ipatinga, MG

“Quando a criança participa da primeira atividade teatral, geralmente é bem inibida e não consegue desenvolver a atividade corretamente. Para isso acontecer, é necessário trabalhar alguns exercícios, jogos teatrais e brincadeiras. São atividades para desenvolver as habilidades motora, a coordenação, aguçar o estado de alerta, treinar o ouvido e também para a criança perder a timidez, porque isso é uma coisa muito ruim para quem apresenta. Se ela fez todos esses exercícios, estará preparada para a apresentação”, explica o educador da LBV, Lair Justino.

Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.

LEIA TAMBÉM:
Grupo teatral aborda cuidados com a Natureza e diverte crianças atendidas
Crianças da LBV participam de oficina cultural com a artista plástica Rosane Dias