Você está aqui

“Era uma vez...”

Projeto Literário da LBV foca a importância de ouvir, contar e recontar histórias

Glorinha, RS — A literatura infantil é um caminho que leva as crianças a desenvolverem a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Neste mês que comemoramos o Dia Internacional (2 de abril) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), a Legião da Boa Vontade (LBV) está desenvolvendo o Projeto Literário “Era uma vez...”, no Centro Comunitário de Assistência Social em Glorinha.

Nadiele Bortolin

As crianças ficaram encantadas com as hitórias narradas pela arte-educadora.

Na última segunda-feira, 4, recebemos a visita especial da escritora, arte-educadora e contadora de histórias Rosane Castro, que passou o dia na Instituição. De forma lúdica e descontraída, ela interagiu com as crianças e com os adolescentes narrando histórias para eles. “As crianças sempre muito abertas, muito receptivas a ouvirem e a contarem histórias, muito criativas e participativas. Foi excelente! O grupo é muito cativante, alguns pequenos leitores me procuraram, foi muito legal”, comentou.

Incentivar as crianças a contarem histórias para os colegas, desenvolver seu senso crítico e a criatividade, além de estimular a expressão corporal e o hábito de ouvir com atenção, são alguns objetivos da atividade. “É através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias”, disse a educadora Maria Angélica, responsável pelo projeto.

Camila Brasilino

A escritora Rosane Castro passou o dia na Instituição para contemplar os dois turnos de jovens e crianças atendidas pela LBV com histórias.

O ambiente também contribui para o aprendizado dos pequenos. Ao conhecer o local em que é desenvolvido o trabalho socioeducacional da LBV, Rosane destacou: “o ambiente é maravilhoso, muito bem cuidado em todos os sentidos. A gente encontra aqui muita paz, muita serenidade. Eu diria que é um ambiente que toda criança merece e deveria estar inserida. [Desenvolver] suas habilidades intelectuais, habilidades motoras, aqui tem um espaço propício para isso”.

A arte-educadora comentou que após conhecer nossa linha pedagógica* levará para sua vida o que se pode proporcionar para o ser humano em termo de valores: “saber viver nessa sociedade e de uma forma saudável e afetiva onde o compartilhar é o mais importante”.

Nadiele Bortolin

Guris e gurias atendidas pela LBV adoraram o momento de contação de histórias: "muitos abraços, muitas histórias, cada um querendo contar um pouquinho da sua história, alguns pequenos leitores me procuraram, isso é muito legal", revelou a escritora.

O Centro Comunitário da LBV em Glorinha está localizado na RS 030, Km 19, Parada 119 – Guabiroba. Informações pelo tel.: (51) 3487-2600.

_________________________
* A Legião da Boa Vontade desenvolve e aplica em suas escolas e unidades socioassistenciais a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criadas pelo educador Paiva Netto, onde desperta na criança, no jovem, no idoso, sua reflexão e percepção sobre a importância de ser um cidadão pleno, consciente de seus direitos e deveres, de ajudar ao próximo, formando "Cérebro e Coração".