Você está aqui

Emdec realiza palestra sobre Educação para o Trânsito para crianças da LBV

A organização parceira trouxe diversas dicas para o bom comportamento no trânsito.

Campinas, SP — A Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), promoveu, na sexta-feira, 4, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, uma importante palestra sobre Educação para o Trânsito. Na oportunidade, as meninas e os meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente! receberam várias dicas de como devem se portar quando estiverem no trânsito.

César Faria

A atividade foi realizada pelos instrutores da Emdec, Lauro de Almeida e Wagner Alexandre Batista, e teve como objetivo chamar a atenção da garotada para a importância de aplicar o valor do respeito entre pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados, no sentido de construir um novo olhar para a boa convivência e o bom compartilhamento de espaço na cidade.

“O usuário do transporte público tem que respeitar sempre os assentos preferenciais, como o motorista nunca deve dirigir sob efeito de álcool e outros tipos de drogas, e o pedestre sempre deve atravessar na faixa de segurança ou nas passarelas", orientou o instrutor Almeida, que aproveitou para agradecer a oportunidade de conversar com o público infantojuvenil.

César Faria

Segundo o instrutor Batista, estimular a reflexão desde a infância garante um melhor entendimento sobre o tema. “É importante que as crianças aprendam bem cedo sobre educação para o trânsito. Muitos não sabem que a bicicleta é um veículo. Ao usá-la, deve-se respeitar igualmente as regras de trânsito e usar os equipamentos de segurança adequados”, destacou.

Para Gabriel, de 10 anos, a palestra foi muito proveitosa. "Nós apendemos que o motorista tem que respeitar sempre a sinalização e nunca deve ultrapassar o limite de velocidade. Por isso, quero agradecer à LBV por essa atividade”, disse.

A atendida Tayla Dias, 9 anos, também contou um pouco de seu aprendizado sobre o assunto: “É preciso que o condutor de moto utilize todos os equipamentos de segurança, além de pilotar o veículo com muita atenção, sem usar o celular, para não correr perigo”, observou.

César Faria

A equipe da Emdec, formada pela analista da Mobilidade Urbana, Maria Cristina Ferrari Maciel (E), e os agentes Lauro de Almeida e Wagner Alexandre Batista, acompanhada pela gestora social da LBV, Edmeire Campos (D) e por crianças atendidas pela Instituição.

Para a gestora social da LBV Edmeire Campos, ações como essa reforçam o trabalho de orientação realizado pela Instituição ao longo do ano: “Na Legião da Boa Vontade, temos diversas campanhas pela valorização da vida, e entre elas há a pioneira campanha Vá sem pressa. Faça uma prece, lançada há décadas pelo diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, visando a Paz no trânsito. Hoje, as crianças puderam absorver mais conhecimento, para que amanhã tenham consciência de suas responsabilidades no trânsito", ressaltou.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Campinas, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari Sobrinho, da LBV, está localizado na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Para outras informações, ligue: (19) 3227-3888.