Você está aqui

Em visita à EPTV, crianças atendidas pela LBV brincam de ser jornalistas

Na ocasião, a garotada conheceu os departamentos de uma emissora televisiva e conversou com profissionais sobre o trabalho na área de comunicação.

Campinas, SP — O que acontece por trás das câmeras de televisão? As crianças e os adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade (LBV), na Cidade das Andorinhas, descobriram! Nessa quinta-feira, 1º de outubro, eles visitaram a Emissora Pioneira de Televisão (EPTV), afiliada à Rede Globo, e conheceram a estrutura de uma emissora televisiva.

Quero colaborar também!

Na ocasião, as meninas e os meninos do programa Criança: Futuro no Presente! foram recebidos pelo representante do departamento de Relações Institucionais da EPTV, Rafael Borges, que os conduziu pelos ambientes do canal. A primeira parada da visita ocorreu nas ilhas de edição, onde os pequenos conheceram todo o processo de seleção do material transmitido ao longo da programação da emissora.

César Faria
Durante a visita, os atendidos aprenderam como manusear alguns equipamentos televisivos, como câmeras e teleprompters.

Nos estúdios, a garotada pôde manusear os teleprompters — equipamentos usados pelos jornalistas para transmitir notícias à audiência — e câmeras, além de simularem a apresentação de um telejornal, experimentando o cenário. “Agradeço muito à LBV por estar aqui nesse passeio legal, conhecendo como é uma emissora de TV”, disse o atendido Keven, de 10 anos.

Jornalistas por um dia

Depois de brincarem de ser jornalistas, as crianças conversaram com alguns profissionais da emissora sobre o ofício. Uma das “entrevistadas” foi a apresentadora do Jornal da EPTV, Juliana Silveira. Após o bate-papo, ela elogiou as ações empreendidas pela Instituição em favor da infância. “É um trabalho muito bonito com as crianças. Para mim, foi uma surpresa chegar à EPTV e ver essa presença linda. Obrigada por receber esse carinho de vocês”, afirmou.

César Faria
As crianças da LBV conheceram a jornalista Juliana Silveira, âncora do Jornal da EPTV, e tiraram todas as dúvidas sobre o ofício de jornalista.

A atendida Giulia, de 10 anos, revelou suas impressões sobre visita: "É bem diferente do que eu imaginava, quando assistia da minha casa. Na televisão, os apresentadores são sérios, mas conversando com eles pessoalmente, são muito legais, sorridentes e mais bonitos. Adorei!".

"Essa experiência proporcionou aos atendidos conhecer um pouco mais sobre a área da comunicação e desmistificar a curiosidade que as crianças têm em relação a todo processo envolvido em determinada programação, para que a mesma seja transmitida. Além disso, é um dia diferente, em que elas também se divertem muito", afirmou Carla Tiago, assiste-responsável pela LBV no município.

Parabéns a EPTV

Após o passeio, as crianças prestaram uma homenagem à EPTV Campinas pelos 36 anos de existência da emissora, celebrados em 1º de outubro.  Os atendidos felicitaram os funcionários com o tradicional pique-pique legionário e entregaram uma placa comemorativa ao supervisor de eventos Bruno Padovani.

César Faria
Em nome de todos os diretores e funcionários da EPTV, o supervisor de eventos Bruno Padovani recebeu das crianças atendidas pela LBV uma placa que pontua o 36º aniversário da emissora.

Feliz com a homenagem e a visita dos pequenos, o apresentador e locutor da SporTV, Osvaldo Luis, salientou: “Receber as crianças da LBV é uma coisa maravilhosa. Sou grato a Deus por tudo o que a Organização faz a essas crianças, porque o trabalho de vocês é mais que um ministério, é um sacerdócio. Receber esse carinho, para nós, é um fortificante, uma vitamina para enfrentar os desafios que vem pela frente”.

Em Campinas, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari, da LBV, está localizado na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Telefone: (19) 3227-3888. A cidade também atende famílias de baixa renda em seu Centro Comunitário de Assistência Social localizado na Rua Tarsila do Amaral, 10 — Bairro Jardim Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033.

LEIA TAMBÉM:
Conhecendo os bastidores da televisão
Bloco e caneta em mãos! Crianças atendidas aprendem como é feito um jornal
Como é feito um jornal? Os alunos da LBV descobriram!