Você está aqui

Em palestra, crianças atendidas aprendem como combater a dengue

A Instituição ainda simulou algumas situações para que os pequenos colocassem em prática aquilo que assimilaram da atividade lúdica.

São José dos Campos, SP — A Legião da Boa Vontade (LBV) não brinca em serviço quando o assunto é saúde! Aqui no Blog já divulgamos uma série de ações realizadas neste início do ano, a fim de conscientizar seus atendidos quanto a maneiras de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chicungunya e do zika vírus.

Nessa quarta-feira, 2, a Instituição realizou, no Vale do Paraíba, uma palestra educativa sobre o assunto, que contou com a parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Residencial União. A atividade foi direcionada a meninas e meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!.

Leida Genari de Lima
Quanto mais questionamento, maior conhecimento. Rimou e é verdade! O assunto provocou o interesse na garotada, que participou ativamente da palestra.

Durante o bate-papo, ministrado pela enfermeira Elisana Pereira, os pequenos receberam diversas orientações quanto aos perigos propiciados pelo acúmulo de objetos no quintal de casa. A palestrante ainda reiterou a importância de armazenar adequadamente possíveis recipientes que possam acumular água.

A atendida Sofia, de 10 anos, logo apontou suas próprias atitudes para eliminar os focos do inseto em sua casa. “Eu olho todos os pratinhos dos vasos de plantas para ver se há larvas. Falo para minha mãe que não basta tirar a água, é preciso esfregar o plástico para tirar os ovos. Depois repomos a água e colocamos areia”, disse.

Veja também:

LBV promove caminhada de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti

A pequena Tauane, de 9 anos, também deixou suas considerações sobre o assunto. “Temos que manter a caixa d’água bem tampada, deixar as garrafas viradas para baixo e não acumular lixo nas residências. Se todo mundo fizer a sua parte, acabar com os focos do mosquito, é possível evitar a dengue, a chicungunya e o zika vírus”, contou.

Leida Genari de Lima
A enfermeira Elisana Pereira falou sobre a importância das atitudes diárias no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Vale destacar que todas as iniciativas da Legião da Boa Vontade visam à aprendizagem cooperativa e a efetivação do saber. Assim, a Instituição simulou algumas situações para que os participantes pudessem colocar em prática aquilo que aprenderam na explanação. Objetos foram propositalmente colocados em todos os ambientes do Centro Comunitário da LBV. O desafio de selecionar e recolher os objetivos garantiu, ainda mais, a compreensão do assunto.

Proporcionar conhecimento desde a infância significa promover uma nova postura. Essa tarefa de hoje resultará em atos que evitarão a proliferação do Aedes aegypti. A LBV aposta na conscientização”, ressaltou a assistente social Michelle Giovanelli.

Ao final, a enfermeira Elisana fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela LBV. “Parabéns à Instituição pelo excelente tratamento das crianças. É um prazer estar aqui para colaborar na promoção da saúde e da prevenção de doenças. Isso é algo que deve sempre ser sempre divulgado”.

Em São José dos Campos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Manoel Vieira, 4219 — Residencial União. Para outras informações, ligue: (12) 3921-7225.

Leia também:

Saúde em foco: Crianças da LBV aprendem a combater mosquito da dengue
Xô, mosquito! LBV promove palestra e reitera prevenção à dengue
No Recife, LBV intensifica ações na prevenção ao mosquito Aedes aegypti