Você está aqui

Em Nova Friburgo, LBV desenvolve Horta Vertical com as crianças

Meninos e meninas participam de projeto que visa ao conhecimento sobre sustentabilidade e aprendem os benefícios da horta vertical.

Nova Friburgo, RJ — Estudos realizados mostram que a adoção do estilo de vida saudável ajuda a prevenir e a combater doenças. Quanto mais natural a alimentação, melhor. Sabemos que os hábitos alimentares são formados na infância, principalmente nos primeiros anos de vida, assim torna-se importante estimular o consumo de frutas e vegetais nesta faixa etária.

A Legião da Boa Vontade, desde a sua fundação, baseia-se na Missão de “Promover Desenvolvimento Social, Educação e Cultura, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário”. Por isso, inclui a temática da preservação do Meio Ambiente em suas atividades diárias dos programas socioassistenciais que desenvolve com os meninos e meninas do programa Criança: Futuro no Presente!.

Priscilla Antunes

A Horta Vertical tem por objetivo adquirir uma melhor percepção em relação à sustentabilidade e compreender o que é uma horta vertical orgânica e seus benefícios.

No Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Nova Friburgo, região serrana do RJ, as crianças e adolescentes participaram do projeto Horta Vertical, com o educador social Marcelo da Graça. A iniciativa teve como objetivo adquirir uma melhor percepção em relação à sustentabilidade e compreender o que é uma horta vertical orgânica e seus benefícios, estimular a socialização, o trabalho em equipe, vivência ambiental e consciência cidadã. Além disso, conscientizar a criança sobre a importância dos alimentos produzidos sem agrotóxicos, estimulando os bons hábitos alimentares, melhorando a qualidade de vida, estimulando o consumo de frutas e vegetais aos atendidos.

A metodologia aplicada com os integrantes do programa, num primeiro momento, foi a sustentabilidade. O educador Marcelo da Graça explicou: “Dentro da oficina arte e cultura, estamos trabalhando com o projeto Horta Vertical, com a proposta de consciência ambiental e reciclagem. Recolhemos garrafas pets, higienizamos, separamos as tampinhas, coletamos terra e fomos montar a horta e começamos a plantar com as crianças as sementes, valorizando a produção de alimento orgânico, sem agrotóxicos”.

Priscilla Antunes

O educador Marcelo da Graça acompanha as crianças e adolescentes na condução da atividade socioambiental

E acrescentou: “Apresentei alguns vídeos sobre alimentos, porque tem criança que não gosta de comer legumes, verduras. E o vídeo junto com a horta despertou o interesse deles pelos alimentos. As sementes de morango foram muito apreciadas pelas crianças. No plantio, compramos as sementes e um voluntário da LBV trouxe várias mudas e sementes de várias espécies. Conseguimos mudas de ipê e, futuramente, pretendemos replantar em algum local mais apropriado para que possa crescer”, finalizou.

Fabiano Gonçalves, 11 anos, gostou muito da atividade: “Gostei de participar desse projeto da Horta Vertical porque aprendi a plantar sementes que serão alimentos naturais, sem contaminação”.

AJUDE A LBV a promover consciência ambiental

Em Nova Friburgo, região serrana do RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 - Olaria. Informações pelo telefone: (22) 2522-5078.