Você está aqui

Em Niterói, LBV desenvolve projeto de consciência ambiental

A oficina despertou nas crianças a conexão entre a natureza, a terra e o ser humano, de forma equilibrada.

Niterói, RJ — Nos meses de março e abril, a Legião da Boa Vontade desenvolveu em seu Centro Comunitário de Assistência Social, o projeto “Cultive a vida: construindo uma horta e incentivando a alimentação saudável”, que despertou nas crianças e adolescentes atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!, a compreensão de que é possível estabelecer uma conexão com a natureza, o ser humano e a terra, de forma plural, equilibrada e ecumênica. Unindo, assim, as funções de educar e cuidar.

Danilo Lima da Silva

    

Através desta oficina, os atendidos aprenderam noções sobre alimentação saudável e orgânica e o principal: a importância de cuidar do que é da Humanidade: “O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado, de regar, transplantar, é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em flores, frutos, verduras e legumes viçosos e coloridos. O homem tira da terra o seu sustento, isso faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação harmônica homem-natureza, pois os seres humanos dependem dela para a sua sobrevivência”, explicou o educador social Clemilson Gonçalves Nobre.

Danilo Lima da Silva
    

Sobre as etapas do projeto, o educador detalhou: “elaboramos juntos esse projeto da horta orgânica em duas linhas de conhecimento: a teórica, explicando sobre o cultivo e o plantio da horta no espaço da LBV, assistimos a vídeos explicativos sobre alimentação saudável, a utilização de materiais recicláveis como garrafas pets, embalagens de ovos etc. Em seguida, veio a prática: a mobilização das crianças que foram convidadas a trazer esses materiais recicláveis. Também foram aplicadas diversas atividades em sala como cruzadinha, caça-palavras, jogos com a temática proposta, confecção de cartazes sobre alimentação saudável, promovendo assim, a socialização. E por fim, o preparo da terra para o plantio das sementes, a produção de vasos das hortaliças com as garrafas pets, a participação de todos na manutenção da horta regando, diariamente, as plantas, acompanhando o desenvolvimento e o crescimento dos legumes e verduras e no final do processo, será feita a colheita de toda a produção da horta, a ser consumida nas refeições diárias dos usuários do programa”, concluiu.

Danilo Lima da Silva

    

Juliana Mendes, 10 anos, descreve o que mais gostou do projeto: “Mexer na terra e plantar as sementes. Aprendi a cultivar, a plantar, semear, regar as sementes que depois irão virar verduras e poderei comer aqui, no Centro Comunitário, porque cuidar da natureza é muito importante para a nossa sobrevivência”.

Educar e Cuidar

Danilo Lima da Silva

    

A Legião da Boa Vontade sabe que a preservação da Natureza está diretamente ligada à mudança de comportamento do Ser Humano. Por isso, usa de diversas estratégias lúdicas para desenvolver a consciência ambiental de seus atendidos. Um desses espaços é a Área de Cidadania Ecumênica, do programa Criança: Futuro no Presente!.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Niterói, está localizado na Alameda São Boaventura, 474 – Fonseca. Telefone para informações: (21) 3628-8660.