Você está aqui

Em Niterói, LBV ajuda a manter a terceira idade mais ativa

A ação faz parte do programa Vida Plena, direcionado a idosos com idade igual ou superior a 60 anos.

Niterói, RJ — Da criança ao idoso: há 67 anos a Legião da Boa Vontade oferece oportunidades para a inclusão social dos seus atendidos com cursos gratuitos, palestras educativas e atendimentos diversos.

No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Niterói, por exemplo, os jovens da melhor idade começam as atividades em ritmo de alegria com as aulas de artesanato, crochê e cidadania ecumênica. A ação faz parte do programa programa Vida Plena, que é direcionado a idosos com idade igual ou superior a 60 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Danilo Lima da Silva

As jovens da melhor idade começam as atividades em ritmo de alegria com as aulas de artesanato, crochê e cidadania ecumênica.

O programa colabora para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida de seus atendidos, bem como a ampliação de acesso aos direitos e serviços.“O programa Vida Plena atende 23 idosas. O encontro acontece semanalmente às sextas feiras, na parte da tarde, e oferece oficinas de artesanatos, crochê e cidadania ecumênica, além de participarem de palestras e passeios culturais. A busca pelo programa se dá, muitas vezes, pela necessidade de preencher o tempo livre e para possibilitar a integração com outras pessoas. Mas observamos que os vínculos são fortalecidos e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades como a autoestima e autoconfiança são desenvolvidas também, contribuindo para que sejam capazes de transformar a própria vida”, destacou a assistente social da LBV, Camila Mello. 

A aposentada Hortência Pereira Marques, de 68 anos, é moradora do bairro do Ingá e gosta muito de participar do programa: “o grupo é muito agradável e participamos de diversas atividades: artesanato, palestras, tricô, crochê e passeios. É bom vir pra cá, pois aprendemos muitas coisas, ganhamos mais qualidade de vida. A atividade que eu mais gostei foi o artesanato, onde fizemos um porta-vela e porta-fósforo. Foi uma atividade difícil, mas no final eu consegui fazer. A lição que aprendi é que não devemos nunca desanimar com os desafios. Perseverança sempre!”.

Em Niterói, RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Alameda São Boa Ventura, 474 – Fonseca. Para outras informações ligue: (21) 3628-8660.