No RN, LBV celebra Dia do Folclore com Festival Cultural
A Instituição sabe que a valorização da cultura nacional é imprescindível para que as crianças e os adolescentes se reconheçam como brasileiros.

Natal, RN — Para que a garotada se reconheça como integrante de uma identidade cultural brasileira e multiplique esses valores tão necessários à sociedade, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, na última sexta-feira, 21, o seu primeiro Festival Cultural. A iniciativa integra as comemorações do Dia do Folclore.
AJUDE A LBV a fazer do Brasil um País melhor!
A vasta programação cultural teve início pela manhã, com a apresentação da banda Xilofônica do Serviço Social do Comércio (Sesc), conduzida pelo maestro Eugênio Graça. Na ocasião, o grupo apresentou a música “Asa Branca”, famoso baião de autoria de Luiz Gonzaga. “Para nós é um prazer receber o convite, gostamos muito de participar deste tipo de evento, ainda mais quando envolve crianças. Devemos mostrar para elas as coisas boas, os caminhos corretos que podem escolher durante o curso da sua vida”, disse o regente.

As meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! e os idosos do Vida Plena deram prosseguimento ao evento, animando a plateia com um recital de poesias e diversos números de dança. “Apresentei junto com os meus colegas a ‘dança Araruna’. Além disso, recebemos um kit de livros infantis que vai ajudar a nossa leitura”, contou o atendido Wesllley Gabriel, 10 anos.
Visite a Página da LBV no Facebook; curta essa ideia! :)
Na parte da tarde, o festival contou com as presenças do cantor e compositor Dudé Viana, que dedilhou em seu violão várias composições de seu repertório, e da cordelista e contadora de história Cláudia Borges. Ela animou o público com vários contos e causos culturais. “É de suma importância esse trabalho da LBV de incentivo à cultura popular. Quando vi as crianças e os idosos juntos, ou seja, esse encontro de gerações em prol da cultura, me deixou maravilhada. Esse momento é enriquecedor”, comentou a cordelista.
“A LBV forma o caráter dessas crianças, e as torna bons cidadãos. Aqui encontramos ciclos de famílias verdadeiras, isso deve ser continuado. Agradeço o convite da LBV”, completou o cantor e compositor Dudé Viana.
Protagonismo infantil
A Legião da Boa Vontade sabe que o acesso à cultura é imprescindível para a formação social e individual de seus atendidos.Por isso, oferece a meninas e meninos uma série de atividades ricas em experiências culturais e artísticas a fim de promover uma formação cidadã, como pede o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Esse trabalho também foi elogiado pelo presidente da Associação Cultural do Cordel, Erivaldo Leite de Lima, conhecido como Abaeté. Presente no Festival Cultural da Entidade, destacou: “Esse momento festivo na LBV é muito importante. Através da leitura se mantem a criança com a mente ocupada. A cultura é fundamental para o desenvolvimento da criança. Devemos investir na cultura, na arte dessa criança”.
+ Formando "Cérebro e Coração": conheça a nossa linha educacional
“O evento possibilitou às crianças e adolescentes exercerem o direito à cultura, pois a música, a dança e a poesia estiveram presentes de forma significativa neste maravilhoso momento cultural. Foi gratificante perceber nos olhares e gestos das crianças a alegria da experiência vivenciada”, frisou a educadora social da LBV Ozana Alves.
Em Natal, RN, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Caicós, 2.148 — Dix-sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.
LEIA TAMBÉM:
+ Projeto lúdico levará peça teatral das crianças da LBV ao Teatro Municipal Vera Cruz
+ Peças artísticas da LBV levam divertimento a alunos da Escola João Amparo Damasceno