Você está aqui

No RN, LBV celebra Dia do Folclore com Festival Cultural

A Instituição sabe que a valorização da cultura nacional é imprescindível para que as crianças e os adolescentes se reconheçam como brasileiros.

Arivaldo Oliveira
O evento abrangeu diversas manifestações culturais brasileiras. As crianças, os adolescentes e os idosos atendidos pela LBV, por exemplo, recitaram diversas poemas e animaram a plateia com muitos números de danças regionais.

Natal, RN — Para que a garotada se reconheça como integrante de uma identidade cultural brasileira e multiplique esses valores tão necessários à sociedade, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, na última sexta-feira, 21, o seu primeiro Festival Cultural. A iniciativa integra as comemorações do Dia do Folclore.

AJUDE A LBV a fazer do Brasil um País melhor!

A vasta programação cultural teve início pela manhã, com a apresentação da banda Xilofônica do Serviço Social do Comércio (Sesc), conduzida pelo maestro Eugênio Graça. Na ocasião, o grupo apresentou a música “Asa Branca”, famoso baião de autoria de Luiz Gonzaga. “Para nós é um prazer receber o convite, gostamos muito de participar deste tipo de evento, ainda mais quando envolve crianças. Devemos mostrar para elas as coisas boas, os caminhos corretos que podem escolher durante o curso da sua vida”, disse o regente.

Arivaldo Oliveira
A Banda Xilofônica do Sesc apresentou uma versão da música "Asa Branca", clássico do baião de autoria de Luiz Gonzaga.

As meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! e os idosos do Vida Plena deram prosseguimento ao evento, animando a plateia com um recital de poesias e diversos números de dança. “Apresentei junto com os meus colegas a ‘dança Araruna’. Além disso, recebemos um kit de livros infantis que vai ajudar a nossa leitura”, contou o atendido Wesllley Gabriel, 10 anos.

Visite a Página da LBV no Facebook; curta essa ideia! :)

Na parte da tarde, o festival contou com as presenças do cantor e compositor Dudé Viana, que dedilhou em seu violão várias composições de seu repertório, e da cordelista e contadora de história Cláudia Borges. Ela animou o público com vários contos e causos culturais. “É de suma importância esse trabalho da LBV de incentivo à cultura popular. Quando vi as crianças e os idosos juntos, ou seja, esse encontro de gerações em prol da cultura, me deixou maravilhada. Esse momento é enriquecedor”, comentou a cordelista.

A LBV forma o caráter dessas crianças, e as torna bons cidadãos. Aqui encontramos ciclos de famílias verdadeiras, isso deve ser continuado. Agradeço o convite da LBV”, completou o cantor e compositor Dudé Viana.

Protagonismo infantil

A Legião da Boa Vontade sabe que o acesso à cultura é imprescindível para a formação social e individual de seus atendidos.Por isso, oferece a meninas e meninos uma série de atividades ricas em experiências culturais e artísticas a fim de promover uma formação cidadã, como pede o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Arivaldo Oliveira
O festival contou com as presenças do cantor e compositor Dudé Viana, que dedilhou em seu violão várias composições de seu repertório.

Esse trabalho também foi elogiado pelo presidente da Associação Cultural do Cordel, Erivaldo Leite de Lima, conhecido como Abaeté. Presente no Festival Cultural da Entidade, destacou: “Esse momento festivo na LBV é muito importante. Através da leitura se mantem a criança com a mente ocupada. A cultura é fundamental para o desenvolvimento da criança. Devemos investir na cultura, na arte dessa criança”.

+ Formando "Cérebro e Coração": conheça a nossa linha educacional

“O evento possibilitou às crianças e adolescentes exercerem o direito à cultura, pois a música, a dança e a poesia estiveram presentes de forma significativa neste maravilhoso momento cultural. Foi gratificante perceber nos olhares e gestos das crianças a alegria da experiência vivenciada”, frisou a educadora social da LBV Ozana Alves.

Em Natal, RN, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Caicós, 2.148 — Dix-sept Rosado. Para outras informações, ligue: (84) 3613-1655.

LEIA TAMBÉM:
Projeto lúdico levará peça teatral das crianças da LBV ao Teatro Municipal Vera Cruz
Peças artísticas da LBV levam divertimento a alunos da Escola João Amparo Damasceno