Você está aqui

Em Ipatinga, projeto da LBV trabalha a consciência ambiental aliada ao avanço tecnológico

As meninas e os meninos atendidos participaram de diversas atividades debatendo o tema e colocando a mão na massa \o/

Ipatinga, MG — Com o objetivo de despertar crianças e adolescentes para a conscientização dos cuidados com a natureza utilizando os recursos da tecnologia, a LBV desenvolveu, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, o projeto “Progresso sim, destruição não!”, coordenado pela educadora Débora Gonzaga.   

Álida Santos

Durante projeto, as crianças descobriram que no Japão, em dezembro de 2014, foi inaugurada no país a cidade de Fujisawa, cidade inteligente, planejada para gastar o mínimo possível dos recursos naturais, como a água, e economizar no consumo de combustíveis fósseis. Desta forma, elas confeccionaram uma maquete da cidade inteligente.

A iniciativa faz parte das ações do 15º Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV, que, na edição 2017, traz uma série de atividades e reflexões sobre o tema Na sintonia do coração, eu comunico a Paz. O evento, criado pelo educador Paiva Netto, tem o objetivo de promover o protagonismo infantojuvenil e dar "voz" para as crianças refletirem sobre temas importantes e colocarem a mão na massa para as mudanças de atitudes. 

Álida Santos

As roupas também podem servir como tecnologia ecologicamente sustentável. Já existe no mercado uma jaqueta que capta energia solar, podendo recarregar até dois smartphones ao mesmo tempo, além de outros gadgets. Ela possui cabos USB e também, recarrega com energia elétrica. Tudo isso as crianças e adolescentes descobriram durante o projeto e confeccionaram uma roupa com materiais recicláveis para demonstração.

Neste projeto, as meninas e os meninos aprenderam informações básicas sobre o necessário avanço tecnológico, seus benefícios e também os malefícios. Roda de conversa, pesquisas, músicas, vídeos, filmes, contação de história, exposição de desenhos, confecção de maquetes, cartazes e objetos tecnológicos usando materiais recicláveis, foram algumas das atividades realizadas durante o projeto.

Álida Santos

Já pensou transformar o seu banho em um jogo interativo e ainda ajudar o meio ambiente? É isso que Eva, o chuveiro inteligente faz. Você economiza até 50% de água com o auxílio de um sistema smart, que só libera água quando necessário. As crianças descobriram isso e confeccionaram um Chuveiro Smart para ilustrar o que aprenderam.

Aprendi que, com criatividade, podemos usar a tecnologia para preservação e sustentabilidade do meio ambiente”, destacou a atendida Jamilly Victória, de 11 anos. Ana Lívia, 9 anos, citou ainda mais detalhes de seu aprendizado: “Foi muito legal! Aprendi que a tecnologia pode ser usada a favor do planeta, a partir de instrumentos super legais. Descobrimos que as empresas estão preocupadas com o uso correto da energia e foram criando diversas coisas, como, por exemplo, os coletes e árvores solares, mouse e computador carregável através da energia solar, entre outros”.

Álida Santos

Através do projeto “Progresso sim, destruição não!” as crianças descobriram várias maneiras de cudiar do meio ambiente usando tecnologias. Uma delas foi a existência da Árvore Artificial Solar. Com materiais recicláveis eles confeccionaram uma árvore apenas para ilustrar o que aprenderam sobre a árvore artificial solar.

“Com esse projeto, mostramos para as crianças e adolescentes a evolução da tecnologia e seus impactos em nossa vida e levei-os a refletir sobre como seria o mundo se toda tecnologia fosse feita para cuidar da natureza e das pessoas. Eles entenderam a importância de preservar e cuidar do meio em que vivem. Com certeza serão cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade, sendo capazes de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e em outras realidades”, disse a educadora social Débora Gonzaga.

Álida Santos

A conclusão do projeto “Progresso sim, destruição não! aconteceu com um desfile da garotada aos colaboradores internos, apresentando tudo que confeccionaram durante a realização do projeto.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga/MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.