Você está aqui

Educação Financeira na Terceira Idade: por que é importante?

Em Belo Horizonte, MG, ninguém tem mais problemas em administrar as próprias finanças do que os idosos. Por isso, a LBV promoveu uma palestra sobre o assunto.

Em Belo Horizonte, MG, ninguém tem mais problemas em administrar as próprias finanças do que os idosos. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em julho, numa comparação anual, houve um crescimento de de 16,41% da inadimplência entre as pessoas com mais de 65 anos.

Pensando nisto, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu uma palestra especial sobre Educação Financeira para os idosos atendidos pelo programa Vida Plena, mediada pelo consultor da Harpia Desenvolvimento Financeiro, Carlos Eduardo Costa, em parceira com o Banco Mercantil do Brasil.

Larissa Emerick

Os idosos do programa Vida Plena acompanham, atentos, a palestra sobre Educação Financeira promovida pela Instituição. O assunto merece muita atenção mesmo, gente!

No bate-papo, Carlos Eduardo conversou com os atendidos sobre como se relacionar com o dinheiro para que não fiquem endividados e para que possam ir em busca de seus objetivos. “Normalmente são pessoas que já se afastaram do mercado de trabalho e têm alguma renda, um benefício ou uma aposentadoria", analisa. O palestrante destaca, assim, a importância de conversar com essa faixa etária: "É uma renda que vai ficar estável ao longo dos anos e muitas vezes os gastos nessa idade aumentam. Então é importante que melhore o planejamento para ter condições de realizar sonhos”.

E o que os jovens da Melhor Idade tiraram de lição dessa palestra? Muitas coisas! \o/

Olhe só, amiga colaborador e amigo colaborador, o que o senhor José Ribamar Castro Mendes Silva, de 79 anos, falou da palestra: "Um ponto muito importante que eu acho que todo mundo tinha que pensar são as escolhas que a gente faz na vida. A saúde financeira depende muito disso. Então, toda vez que a gente vai decidir alguma coisa tem que ver se é prioridade”.

Larissa Emerick

Ao final da palestrar, os Jovens da Melhor Idade posam, felizes, com o conhecimento adquirido durante a atividade.

De modo geral, nessa palestra sobre Educação Financeira, eles aprenderam que, além de economizar e decidir o que realmente é necessário, o planejamento é fundamental. Para fugir do vermelho, é preciso pensar muito antes de colocar a mão no bolso. “Eu aprendi que a gente tem que fazer planejamento para conseguir uma vida normal com o dinheirinho que ganho. O dinheiro já é pouco e se a gente gastar à vontade nada vai ser bem resolvido. Vou repassar isso para os meus filhos, netos e bisnetos porque eu quero que eles tenham uma vida melhor que a minha", disse a senhora Maria de Jesus Miranda Lima, de 82 anos.

Isso mesmo dona Maria, é muito bom compartilhar o que aprendemos! =D

Por intermédio do programa Vida Plena, a LBV colabora para que idosos em situação de vulnerabilidade tenham a oportunidade de vivenciar a terceira idade de forma saudável e feliz, oferecendo um serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos.

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.691 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.