Você está aqui

Educação financeira é tema de atividade para as crianças

LBV desenvolve projeto sobre consumo consciente e planejamento dos gastos

Ribeirão Preto, SP — Agora, uma pergunta aos amigos internautas: Quem considera importante falar de Educação Financeira também para as crianças, levante a mão! =)

A Legião da Boa Vontade acredita que, desde pequenos, os futuros investidores devem desenvolver o senso de responsabilidade para com o uso correto de suas economias. Com esse propósito, a Entidade desenvolveu, no primeiro semestre de 2016, o projeto intitulado Educação financeira em família, direcionado a meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!.

Cláudia Fernanda

Na LBV, os pequenos aprendem que a Educação Financeira é fundamental para uma boa gestão dos compromissos domiciliares e particulares. O melhor de tudo é que eles aprendem brincando!!

Por meio de diversas oficinas lúdicas e educativas, a LBV trabalha ao longo do ano com questões ligadas ao assunto, como, por exemplo, os direitos e os deveres enquanto consumidores, o saber escolher produtos de qualidade e com menor preço, substituir itens industrializados por orgânicos, o consumo consciente, e planejar os gastos mensais para nunca “ficar no vermelho”.

Uma das atividades que mais chamou a atenção da garotada foi o supermercado. Num espaço simulado, a tarefa consistiu em despertar as habilidades dos participantes para compras inteligentes. Com uma quantia simbólica, os pequenos precisavam administrar bem o dinheiro, adquirindo todos os itens contidos em uma lista estabelecida pelas educadoras sociais.  

E não é que os compradores mirins se saíram muito bem?! “Propositalmente, colocamos à disposição deles uma diversidade de produtos e preços. Todos seguiram direitinho as orientações recebidas durante as rodas de conversa do projeto, utilizaram bem suas finanças e até arriscaram fazer suas negociações”, destacou a assistente social da LBV, Cintia Aparecida.

Fransinét Furtado

Durante as atividades do projeto, as crianças receberam dicas essenciais para o bom uso do dinheiro. Educação financeira é um tema que pode ser trabalhado com todas as faixas etárias.

Além do “mercadão”, as atividades incluíram pesquisa de preço, comparações de produtos e criação de cartazes que apontam dicas importantes sobre consciência ecológica. “Nós aprendemos que precisamos fazer as contas para saber o que dará ou não para comprar. Isso se chama orçamento. E vimos também que economia de água e energia, além de ajudar na diminuição das despesas de casa, colabora com a natureza”, afirmou super convicto o pequeno Cleber Rian, de 12 anos.

Em Ribeirão Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Rio de Janeiro, 383 — Jardim Campos Elíseos. Para outras informações, ligue: (16) 3610-0006.