Você está aqui

Economizar água é um compromisso de todos!

A atual crise da água, que afeta principalmente a região Sudeste do País, é tão preocupante que deixou de ser discutida somente por organizações governamentais, alcançando o cidadão comum em suas rotinas diárias. Em Minas Gerais, Estado conhecido como caixa d’água do Brasil, as pessoas acompanham com grande preocupação os dados sobre o nível dos reservatórios e começam a adotar medidas para evitar o desperdício.

Mas, no Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, a proposta de consumo responsável não é uma novidade. Em suas atividades lúdicas, a LBV sempre chama a atenção para a necessidade de preservar os recursos naturais, promovendo a consciência ambiental.

Mônica Mendes
A LBV utilizou diversas estratégias para conscientizar seus atendidos. Numa das atividades, as crianças participaram de uma roda de conversas e debateram sobre a necessidade da economia de água.

Neste mês, por conta do Dia Mundial da Água, a Instituição intensificou os trabalhos e promoveu uma série de atividades que apontam para o uso consciente desse bem natural. No decorrer das ações, as crianças e os adolescentes atendidos trouxeram para os debates suas ideias sobre o assunto.

Em uma das atividades, meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! mostraram que estão atentos aos desafios da crise hídrica e prontos para vivenciar novas atitudes. "Quando usar água, não pode deixar a torneira aberta o tempo todo. Tem que parar de jogar lixo no chão, [porque] entope os bueiros. A gente já desperdiçou muita água, é por isso que está faltando. Lá em casa, a gente usava mangueira, mas gastava muita água. Agora, usa o balde. Vi um menino gastando muita água na calçada e falei pra ele que não podia gastar daquele jeito, porque a água está acabando!", relatou Maria Eduarda, de 9 anos.

"Precisamos adotar nova postura. Já conversamos sobre a importância da correção de certos hábitos para que a água não acabe, e o resultado foi muito satisfatório. As atividades continuam. Na segunda etapa, vamos construir um painel ilustrando a necessária correção de rumo e, na etapa final, vamos fazer uma oficina de artes. Esperamos que a prática seja nota 10 e faça a diferença", afirmou a educadora social Janaína Beatriz.

Mônica Mendes
As crianças ainda leram diversos textos sobre economia de água.

Os adolescentes também abraçaram a causa. Com a orientação da educadora Ana Paula Bragança, eles identificaram as dúvidas mais frequentes das pessoas, pesquisando em revistas, jornais impressos, internet e panfletos. Depois, criaram cartazes e ficaram com a responsabilidade de entregar para outras pessoas, além de compartilhar com a família o conhecimento adquirido. Afinal, economizar água sempre foi uma necessidade e agora é cada vez mais urgente!

Quer conhecer mais nosso trabalho em Belo Horizonte, MG? Anote aí: o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.