Você está aqui

Doação Paga Imposto De Renda? Entenda Como Funciona

Você sabia que doação paga imposto de renda? Saiba como fazer essa doação e quais instituições que contam com esse benefício fiscal.

Shutterstock
Doação paga imposto de renda

Doação paga imposto de renda ou não? Como isso funciona? Este post esclarecerá suas dúvidas acerca do assunto.

Toda Doação Deve Ser Declarada

Tanto doação realizada em dinheiro quanto em bens, são isentas do imposto de renda quando declaradas, ou pelo doador ou pelo receptor, se forem obrigados a declararem o imposto de renda.

A Receita Federal precisa identificar exatamente quais foram as transações que provocaram variações em seu patrimônio no ano anterior, para que seja comprovada que a doação paga imposto de renda e haja isenção.

Se por acaso o contribuinte recebe um bem, por ter realizado a doação, e ele não declarar, ele pode ser questionado sobre a origem do recurso.

Ou então, um bem que seja doado e não declarado e depois seja vendido, o imposto pode recair sobre o contribuinte que fez a doação e não declarou à receita.

Doação Paga Imposto de Renda: Como é Feita

Os contribuintes que precisam pagar o imposto, ao invés de designá-lo ao governo, podem doar o valor para instituições beneficentes e abater a doação do imposto de renda devido.

Mas para que isso ocorra, é preciso que a entidade beneficiada se encaixe nas normas das doações com incentivo de tributo.

Agora é até possível fazer todo o processo por meio do próprio programa gerador da declaração de Imposto de Renda, que também informa até qual valor é possível deduzir a doação do imposto devido.

Shutterstock
Doação paga imposto de renda

Doação de Imposto de Renda que Pode Ser Abatida

Não são todas as doações que contam com o benefício fiscal.

No caso das doações, apenas podem ser abatidas as doações feitas aos fundos municipais, estaduais, nacionais do idoso e aos distritos e que se enquadram no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entre outros casos mais específicos que estão detalhados no site do Impostômetro.

As doações para entidades beneficiadas pelos fundos que se enquadram no ECA devem necessariamente ser feitas por meio dos fundos para contarem com o incentivo.

Alguns deles permitem que o doador escolha a instituição que vai receber seus recursos, mas o dinheiro precisa passar pelo fundo para contar com o benefício fiscal.

Quem fizer a doação diretamente no programa gerador da declaração poderá somente escolher o fundo, mas não a entidade que vai receber os recursos.

O raciocínio dos fundos de amparo ao idoso é o mesmo daqueles enquadrados no ECA. Nas demais modalidades, é preciso se certificar se o projeto foi previamente aprovado Ministério responsável.