Você está aqui

Doação de Móveis Usados em SP: Quer Saber Onde Doar? Temos várias dicas para você

Listamos dez instituições sociais da Grande São Paulo onde você pode fazer a doação de móveis usados

Arte: Elias Paulo

Doação de móveis usados em SP

Renovar o guarda-roupa. Quantas vezes você já trocou velhas camisas e calças por novas? Sim, é exatamente isso que a expressão quer dizer. Mas, e o seu guarda-roupa, você já o renovou? Este post é para quem tem aquela mobília antiga, que ainda pode ser bem aproveitada, e deseja fazer a doação de móveis usados em SP.

Vários locais recebem doação de móveis usados em SP. Eles pegam e renovam a vida dos mobiliários, como aquele sofá (que pode ser encapado novamente e ainda ser muito útil na sala de uma família sem condições para comprar) ou aquele armário faltando uma maçaneta ou com cantos desgastados (que com algumas ferramentas e tinta pode ficar quase como novo), por exemplo.

Afinal, praticamente tudo o que não serve mais para um pode servir para outro. Claro, o material tem de estar em boas condições. Mas vale saber que há coisas que podemos salvar em nossos móveis, mesmo que não venhamos a utilizá-los em benefício próprio.

É aí que a doação de móveis usados vem a calhar.

Temos um outro detalhe: estamos em uma região que, embora muito rica em comparação a outros estados do país (considerada a maior megalópole da América Latina), vive a triste realidade de ainda não conseguir dar ferramentas para que todos os seus cidadãos obtenham bens materiais úteis.

São muitas casas, principalmente se tratando da capital paulista, que, ainda, crianças e famílias não têm cama para dormir ou não têm mesa para se alimentar.

Essa é a nossa realidade. E temos que assumir e combatê-la.

Por isso, quando for trocar algum móvel de sua casa, renovar o ambiente, é legal pensar no próximo que, às vezes, não tem.

Jogar no lixo, Não! Por que Optar pela Doação de Móveis Usados em SP?

Já mostramos em um post sobre doações de móveis o quanto é produzido de lixo nas áreas urbanas ao redor do planeta: entre 7 e 10 bilhões de toneladas por ano. Somente na cidade de São Paulo, são 12 mil toneladas de resíduos domiciliares recolhidos diariamente.

É muito lixo.

Não precisamos de mais!

Portanto, o descarte incorreto nas vias públicas nunca deve ser tomado como procedimento.

Faz mal à região, e estamos falando ao mesmo tempo da questões ambientais, de saúde e da beleza urbana.

Afinal, quem gosta de ver a cidade onde mora suja e maltratada?

O que queremos é as nossas ruas limpas e bem cuidadas.

Façamos nossa parte quanto a isso.

E tem outra coisa ainda: quando deixados nas ruas, os móveis vão acabar acumulando sujeira e podem servir de moradia a insetos e roedores.

Por tudo isso, opte sempre pela doação na hora de trocar a mobília velha.

Quais são os móveis que podem ser doados?

Estando em boas condições para a utilização de outra família, você pode pensar em fazer a doação dos seguintes móveis usados:

  • sofá;
  • banco;
  • poltrona;
  • cama (diversos tamanhos e inclusive bicama e beliche);
  • cadeira;
  • mesa (de centro, de jantar, de canto etc.);
  • armário;
  • armário de cozinha;
  • guarda-roupa;
  • cômoda;
  • criado-mudo;
  • estante;
  • penteadeira;
  • berço;
  • rack;
  • e por aí vai...

Mas o importante é sempre consultar a instituição para qual você está doando, para saber se ela recebe aquele tipo de material. Algumas fazem a utilização própria e outras colocam os móveis usados à venda em bazares, no intuito de arrecadar recursos para a manutenção de seus programas e projetos. Isso também é interessante de confirmar com cada entidade.

Saiba onde fazer a Doação de Móveis Usados em SP

Voltemos, então, às nossas opções de lugares para doação de móveis usados em SP. Fizemos a nossa lista considerando principalmente instituições sociais que farão prolongar a vida útil dos móveis usados.

Fizemos uma relação de dez entidades. Todas elas se encontram na Grande São Paulo e aceitam a doação de móveis usados.

#1 Instituição Assistencial Meimei
A IAM atende um público variado: crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de rua, além de famílias e comunidades.
Endereço: Rua Francisco Alves, 275 — Paulicéia, em São Bernardo do Campo/SP
Telefone: (11) 4176-8600

#2 Casas André Luiz
A entidade realiza atendimentos médicos e terapêuticos com pessoas com deficiência intelectual. A própria instituição retira as doações de móveis usados em SP.
Telefones: 0800 77 34 066 ou (11) 2459-7000
E-mail: faleconosco@mercatudo.org.br

#3 União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social
A Unibes presta serviços social e educacional a todas as faixas etárias. Retira a doação de móveis usados na capital paulista.
Telefone: (11) 3226-7266

#4 Exército de Salvação
Possui trabalho com crianças, adolescentes, jovens e idosos. Também retira a doação de móveis na casa dos doadores que moram em muitas cidades da região metropolitana de São Paulo.
Telefone: 4003-2299

#5 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
Promove a inclusão da pessoa com deficiência intelectual, bem como apoia e divulga pesquisas para a prevenção da deficiência intelectual. Aceita doação de móveis usados pequenos.
Endereço: Rua Leandro Dupret, 619 — Vila Clementino, em São Paulo/SP (de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas)
Telefone: (11) 5080-7000

#6 Casa Hope
A entidade oferece um local de apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer e transplantados de todo o Brasil e seus acompanhantes, que se encontram em São Paulo para o tratamento.
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 918 — Vila Mariana, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 5084-7111
E-mail: bazar@hope.org.br

#7 Lar Vicentino
Acolhe e presta assistência a idosos em situação de vulnerabilidade, que recebem vestuário, alimentação, medicamentos e são acompanhados por equipe de profissionais durante as 24 horas do dia.
Endereço: Rua Ovídio Lopes, 253 — Ermelino Matarazzo, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 2546-5682

#8 Instituto Meninos de São Judas Tadeu (IMSJT)
Ampara crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. Recebe a doação de móveis usados e também agenda a regirada na casa do doador.
Endereço: Avenida Itacira, 2.801 — Planalto Paulista, em São Paulo/SP
Telefones:  (11) 5586-8666 / 5586-8660

#9 Casa de David
Abriga pessoas com deficiência intelectual, física e com autismo, tendo duas unidades, em regime de longa permanência, isto é, os atendidos permanecem lá durante as 24 horas diárias.
Endereço: Rodovia Fernão Dias, km 82, em Guarulhos/SP
Telefone: (11) 2453-6600

#10 Instituição Assistencial Nosso Lar
Atende idosos em período integral, que são acompanhados por equipe formada por assistente social, enfermeiros, fisioterapeuta, médico, psicólogo, entre outros profissionais especializados.
Endereço do Mercadão de Móveis Usados: Rua Anhandu, s/n (esquina com Rua das Hortências) — Jardim Guilhermina, em Santo André/SP
Telefone: (11) 4453-7766