Você está aqui

Banco de Dentes Humanos: para que serve e como doar

Entenda o funcionamento do banco de dentes humanos

Arte: Elias Paulo

Doação para Banco de Dentes Humanos

Você acredita na fada dos dentes? Eu nunca acreditei. Mas a maioria dos meus dentes de leite que caíram quando criança foram parar no telhado da casa de alguma tia-avó (morava em apartamento). Quando jogava o dente, era pra fazer um pedido (quase sempre, no meu caso, tinha a ver com futebol), que esse pedido seria atendido. Acreditar nessa lenda, superstição ou como queira chamar era bem legal. Porém, poderia ter feito melhor se fosse hoje. E sabe por quê? Porque atualmente é possível doar para banco de dentes humanos.

Banco de dentes humanos: uma lenda?

Arte: Elias Paulo
O banco de dentes humanos existe e é muito útil para pesquisas e para a formação de novos profissionais da odontologia

Pode parecer estranho. Mas banco de dentes humanos existe. E é possível doar dentes para eles.

Esse tipo de doação, pouco conhecido, tem muitos benefícios.

O dente é um órgão do corpo humano, e pode ser doado para pesquisas odontológicas e ortopédicas, incluindo para beneficiar o estudo de alunos de cursos dessas áreas nas faculdades.

Uma faculdade de odontologia gasta de três a quatro mil dentes por semestre.

Entendendo o banco de dentes humanos

Arte: Elias Paulo

Saiba mais sobre banco de dentes humanos

Algumas universidades brasileiras, em seus cursos de odontologia, montam o próprio banco de dentes humanos, a fim de que possam por si mesmas controlar o armazenamento e permitir o uso por seus estudantes.

Só que isso não impede de que essas instituições emprestem os dentes a outros pesquisadores. Isso ocorre também.

Quando se fala do dente de leite, então, a doação pode levar a outros caminhos além da formação acadêmica. Foi descoberto na polpa do dente a existência de células-tronco.

Hoje a pesquisa com as células-tronco é um dos caminhos mais promissores para a medicina regenerativa. Elas podem se transformar em outras células ou corrigir uma sequência do DNA, por exemplo.

Sorriso amarelo pode? Condição dos dentes para doação

Arte: Elias Paulo

Veja os requisitos para a doação a bancos de dentes humanos

Qualquer pessoa ou profissional de odontologia pode doar para um banco de dentes humanos.

Realmente não importa se é dente decíduo (de leite) ou permanente, todo dente pode ser repassado, seja sadio, cariado, restaurado ou, então, amarelado.

É importante que o dente a ser doado seja lavado com água e sabão e esteja acondicionado em um pote com soro fisiológico ou água destilada.

Quando chegam no banco de dente humano, os dentes doados passam por desinfectação, esterilização, separação e estocagem.

E permanecem congelados em uma temperatura de cerca de -20ºC.

As doações podem ser provenientes de uma extração em que o dentista pergunta a você se deseja doar os dentes. E apenas são feitas com a autorização do paciente ou responsável.

Então, vamos conhecer bancos de dente humano, onde você pode doar dentes de leite ou permanentes que foram extraídos?

Onde doar: o banco de dentes humanos mais próximo de você

Arte: Elias Paulo

Saiba em qual banco de dentes humanos você pode doar

#1 Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP)
Pode mandar os dentes para o seguinte endereço: Avenida Professor Lineu Prestes, 2.227 — Cidade Universitária, CEP 05508-900, em São Paulo/SP. Você também pode fazer a entrega ao banco de dentes humanos da USP pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Telefone: (11) 3091-7905

#2 Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Envie a doação para o banco de dentes humanos da Unesp acompanhada pelo termos (que podem ser baixados no site) para o endereço: Rua José Bonifácio, 1.193 — Vila Mendonça, CEP: 16015-050, em Araçatuba/SP.
Telefone: (18) 3636-3200

#3 Banco de dentes humanos da Universidade Federal do Amazonas (UEA)
É só levar a doação para a Policlínica Odontológica da UEA, na Av. Castelo Branco, esquina com a Av. Codajás — Cachoeirinha, em Manaus/AM, de segunda e terça-feira, das 8h às 11 horas, e às quintas-feiras, das 14h às 17h30.
E-mail: banco.dentes.uea@hotmail.com

#4 Banco de dentes humanos da Universidade Federal de Pernambuco
Também possui termos que você deve preencher e encaminhar junto à doação de dentes. O endereço de envio é: Av. Professor Mores Rego, s/n, CEP: 50670-901, no Recife/PE.
Telefone: (81) 2126-8344
E-mail: bdhufpe@gmail.com

#5 Banco de Dentes Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora
O banco possui um serviço de coleta, mas você pode enviar ou entregar pessoalmente a doação no endereço: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora — Campus Universitário — Martelos, CEP: 36036-900, em Juiz de Fora/MG. O horário de recebimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11 horas e das 14h às 16 horas.
Telefone: (32) 2102-3871
E-mail: bancodedentes.odonto@ufjf.edu.br

#6 Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Você pode levar os dentes secos ou imersos em água da torneira ou água destilada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, no seguinte endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, 4.748 — Uvaranas, CEP: 84030-900, em Ponta Grossa/PR.
Telefones: (42) 3220-3104/3103

#7 Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
O banco aceita dentes de leite que foram substituídos naturalmente, dentes permanentes com indicação de extração e permanentes que sejam focos de infecção sem ter como recuperá-los. Você pode entregar na Av. Transnordestina, s/n — Novo Horizonte, CEP: 44.036-900, em Feira de Santana/BA.
Telefone: (75) 3161-8424
E-mail: bancodedentesuefs@gmail.com