Você está aqui

Dia do Jornalista: crianças da LBV acompanham produção do jornal A União

João Pessoa, PB — Ao ler um jornal, é difícil imaginar os inúmeros processos que aqueles textos precisam percorrer até chegar às nossas mãos. Pensando nisso, a Legião da Boa Vontade promoveu nessa terça-feira, 7, Dia do Jornalista, uma visita à redação e à gráfica do jornal A União, um dos veículos mais antigos do Estado. O passeio contemplou as atividades culturais do programa Criança: Futuro no Presente!.

Jean Carlos
As crianças visitaram a sede do jornal A União e aproveitaram para tirar dúvidas com os jornalistas sobre a elaboração de uma reportagem.

Na oportunidade, as meninas e os meninos atendidos foram recebidos pela jornalista Gil Figueiredo, que contou aos visitantes a história do periódico. As máquinas de escrever, localizadas na entrada da sede, encantaram os pequenos e mostraram o quanto a área evoluiu com o passar do tempo.

Aposte em cultura; AJUDE A LBV!

No decorrer da visita, as crianças conversaram com os jornalistas sobre a elaboração de uma reportagem e ficaram por dentro do processo de produção de um jornal. Passaram pela sala de revisão de conteúdo, de diagramação e observaram, no setor gráfico, as etapas de impressão do periódico.

Jean Carlos
Na oportunidade, os pequenos acompanharam todo o processo de produção de um jornal, desde a apuração dos dados até a impressão.


“Eu pensava que, para imprimir os jornais, eles usavam uma impressora igual a que eu tenho em casa e que precisavam de muitos cartuchos de tinta coloridos. Não sabia que existia uma máquina grande e rápida como essa”, contou Jardielson, de 10 anos. “Toda vez que eu ver um jornal vou me lembrar de como ele é feito. Gostei tanto que vou começar a ler mais”, completou Ingrid Gabriela, de 11 anos.

+ Linha educacional da LBV promove a cultura; conheça a nossa proposta!

Para a jornalista Gil Figueiredo, esse tipo de atividade é importante para a formação das crianças. “O jornal A União é centenário, tem muita história para contar e pode colaborar muito para o desenvolvimento dessas crianças. Elas aprenderam como ele é produzido, desde a apuração, passando pelo processo de impressão, até chegar ao leitor. Quase ninguém imagina que existe todo esse procedimento, pensam que é só passar por uma máquina e já fica pronto”, destacou.

Jean Carlos
Os atendidos ainda receberam a primeira edição do jornal e homenagearam os profissionais pela passagem do Dia do Jornalista.

Ao final do passeio, as crianças da LBV homenagearam os profissionais pelo Dia do Jornalista. “Essa visita foi uma troca de experiências. Quando recebemos visitas aqui, como essa das crianças da LBV, para a gente é muito gratificante. Todos ficaram emocionados com o carinho”, finalizou Gil Figueiredo.

Em João Pessoa, PB, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua das Trincheiras, 703 — Centro. Para outras informações, ligue: (83) 3198-1500.

VEJA TAMBÉM:
Atendidos recebem jornalista Samara Costa e aprendem trabalho de um repórter
Como é feito um jornal? Os alunos da LBV no Distrito Federal descobriram!
Crianças visitam jornal Diário da Manhã e acompanham bastidores da notícia