Você está aqui

Dia da Saúde e Nutrição é marcado por atividades de alimentação saudável

Na LBV, crianças enfatizaram a importância da boa alimentação

Belém, PA — Garantir uma alimentação de qualidade e com valores nutricionais importantes para o desenvolvimento das crianças é um dos objetivos da Legião da Boa Vontade. Aliado a isso, a Instituição se preocupa em oferecer uma variedade de alimentos que garantam o desenvolvimento saudável na infância. Em Belém, por exemplo, as ações de segurança alimentar e qualidade na produção das refeições dos atendidos pela LBV já foi reconhecida, em 2015, através do prêmio Cozinha Legal, oferecido pelo município. 

Ana Paula Ferreira

Com as atividades desenvolvidas em sala de aula, as crianças tinham que adivinhar o nome de cada fruta de acordo com a imagem demonstrada.

Além de oferecer às crianças uma alimentação de qualidade, a LBV também busca inserir nas atividades cotidianas ações que contribuam para a formação saudável dos pequenos. Um exemplo disso foi a comemoração do Dia da Saúde e Nutrição — lembrado em 31 de março — que ocorreu na Escola de Educação infantil Jesus, da LBV. Os meninos e meninas realizaram diversas atividades nos dias 28 e 29, sob a coordenação da nutricionista responsável pela alimentação dos pequenos. 

“Em comemoração ao dia da Saúde e Nutrição, anualmente é desenvolvido o projeto de educação nutricional com os alunos de nossa escola. Neste ano, as atividades realizadas tiveram o objetivo de estimular e incentivar o consumo com frequência de frutas, verduras e legumes não apenas na escola, mas também em casa”, afirma a nutricionista da LBV, Kendra Gonçalves.

Ana Paula Ferreira

Os alunos saborearam um delicioso suco preparado com 2 frutas de sabores diferentes (maracujá e abacaxi).

A atividade contemplou ações de acordo com a faixa etária de cada criança. Com a turma do maternal, foi realizado a apresentação através de figuras de frutas e foram dadas orientações sobre a importância de consumirmos esse tipo de alimento com frequência. Cada aluno recebeu uma atividade onde os mesmos teriam que colorir somente as frutas. Ao final, os pequenos puderam saborear um delicioso suco natural de frutas. O atendido Marcos, de 4 anos, adorou a iniciativa. "Esse suco está uma delícia”, destacou.

Ana Paula Ferreira

Já para a turma do Jardim I, a atividade buscou identificar os principais legumes e realizar uma degustação. As crianças foram levadas ao refeitório onde se depararam com pratos contendo batata, chuchu, cenoura e beterraba já cozidos. “Se a gente comer legumes, vamos crescer fortes, saudáveis e não vamos adoecer”, disse empolgado o atendido Luan Amaral, de 5 anos. Os alunos foram orientados sobre a necessidade e a importância de consumir legumes e verduras diariamente.

E não parou por aí. A turma do Jardim II participou de um piquenique de frutas. Muitas delas já são conhecidas e consumidas pelas crianças e outras foram saboreadas pela primeira vez, a exemplo de banana, maçã, mamão, laranja e melancia, manga, Pêra e Kiwi. “A fruta que eu mais gostei de provar foi a uva. Todos nós temos que comer frutas pra a gente ficar forte e bonito”, relata o Gustavo, de 6 anos.

Ana Paula Ferreira

“O objetivo dessa atividade foi além de estimular mais o consumo de frutas diariamente, também apresentar frutas não conhecidas por eles e orientar sobre a importância do consumo delas para nossa saúde”, destacou a nutricionista.

Em Belém, PA, a Escola de Educação Infantil, da Legião da Boa Vontade, está localizada na Travessa Padre Eutíquio, 1976 — Batista Campos. Para outras informações, ligue: (91) 3225-0071.