Você está aqui

Detran realiza palestra educativa para as crianças da LBV

Os palestrantes mostraram aos pequenos a importância de respeitar as regras e as sinalizações no trânsito.

Promover a educação no trânsito dentro das escolas é essencial para conscientizar as crianças a respeitarem as regras e a ficarem atentas na realização de simples ações, como atravessar a rua ou andar de bicicleta em ciclovias. Dessa forma, os pequenos crescem mais responsáveis e com a consciência de que se deve ter cuidado no trânsito.

A Legião da Boa Vontade (LBV) está sempre preocupada com o bem-estar dos seus atendidos. Por essa razão, a Instituição desenvolve diversas ações que possam contribuir para o aprendizado contínuo dos mesmos, uma delas é a vanguardeira campanha “Vá sem pressa, faça uma prece!”, que visa a conscientização de motoristas e pedestres para que venham a acatar as leis de trânsito por amor à sua vida e à dos seus semelhantes.  

E essa ação não se aplica somente para jovens, adultos e idosos, mas também para as crianças. Por isso, a LBV, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN), promoveu uma importante palestra sobre educação no trânsito para os atendidos na Escola de Educação Infantil Jesus em Belém, PA.

Ana Paula Ferreira

Belém, PA — A palestra garantiu muita diversão e muito aprendizado sobre as leis do trânsito.

Utilizando vídeos e apresentações teatrais, os palestrantes chamaram a atenção dos pequenos para várias dicas de como devem se comportar no trânsito. “Essas ações visam orientar as crianças. Cerca de 90% dos pais são ciclistas e motociclistas que, influenciados pelos filhos, buscam seguir as regras de segurança para o trânsito”, comentou o coordenador do Detran, Victor Oliveira.

Durante as explicações, foi destacado a conscientização das normas de trânsito e que todos podem colaborar para um tráfego seguro. O atendido Thiago, de 5 anos, não pensou diferente. Ele aprendeu de forma educativa a importância de respeitar as regras e as sinalizações: “Eu aprendi as três cores do semáforo, o vermelho: pare, amarelo: atenção e o verde: siga. Temos que ficar atentos ao atravessar as ruas”.

Ana Paula Ferreira

Belém, PA — Durante a palestra, as crianças demonstraram muito interesse no assunto, fazendo perguntas e interagindo com a palestrante.

Para a coordenadora da LBV Shirley Farias Lima, ações como essa reforçam o trabalho realizado pela Instituição ao longo do ano: “Foi extremamente relevante [a palestra], porque contribui na construção de valores como o respeito ao próximo e estimula hábitos e comportamentos mais seguros no trânsito, formando assim, cidadãos mais conscientes, responsáveis e em prol da proteção à vida”, ressaltou.

Se cada um fizer a sua parte e assumir a responsabilidade dentro do trânsito, já será um ótimo passo para contribuir com ruas mais seguras tanto para os pedestres quanto para os motoristas. ;)

Em Belém/PA, a Escola de Educação Infantil Jesus da Legião da Boa Vontade está localizada na travessa Padre Eutíquio, 1976 – Batista Campos. Outras informações, ligue: (91) 3225-0071.