Você está aqui

Desafios da aprendizagem e saúde emocional

Transmitido em formato on-line, o 24º Congresso Internacional de Educação da LBV apresentou estratégias que têm apoiado alunos na volta às aulas presenciais.

Uma pesquisa realizada em maio deste ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Viração Educomunicação revelou que cuidar da saúde emocional de meninas e meninos é algo urgente no pós-pandemia.

Bianca Gunha

   

Para o estudo, quase oito mil pessoas de todas as regiões brasileiras e com idade de até 35 anos foram entrevistadas virtualmente. Do total, 35% declararam sentir-se ansiosos nos últimos dias. A faixa etária entre 15 e 19 anos chama a atenção: 51% dos jovens consideraram a necessidade de pedir ajuda, mas 42% não a solicitaram, principalmente por se perceberem inseguros para isso.

Para colaborar na melhoria desse cenário, o 24º Congresso Internacional de Educação da LBV discutiu o tema em transmissões no Youtube, nos dias 27 e 28 de junho, com tradução simultânea em espanhol, inglês e na Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Separamos para você os destaques de cada palestra do evento. Clique nos links a seguir e confira:

+ Estratégias práticas para estimular o aprendizado
+ Pedagogia da LBV: uma visão além do intelecto
+ Uma educação sem rótulos
+ É possível ter saúde mental em tempos desafiadores?

O encontro contou com inscritos de 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, EUA, Holanda, Irlanda, México, Peru, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.

A revista BOA VONTADE nº 273, de julho de 2022, também cobriu o evento. Para conferir os conteúdos exclusivos desta edição, clique aqui.