“Desafios da aprendizagem e a saúde emocional – reflexos da pandemia: uma visão além do intelecto”
O primeiro dia do 24º Congresso Internacional de Educação da LBV contou com a presença da Suelí Periotto, doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV.

Na sequência, Suelí Periotto, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, tratou, ao vivo, do tema do evento. Ela é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A professora Suelí começou sua palestra abordando o tema central “Desafios da aprendizagem e a saúde emocional – reflexos da pandemia: uma visão além do intelecto”, trazendo a situação atual das escolas da LBV, que estão desenvolvendo formas para recuperar os conteúdos “atrasados” e diminuir o impacto dos conteúdos “perdidos”, sem interferir na saúde emocional dos seus estudantes.
Vale destacar que a professora mencionou que o "atraso" e "perda" de conteúdo está relacionado ao distanciamento social, exigido para controle da Covid-19, e que acabou fazendo com que os últimos dois anos as aulas fossem feitas remotamente, o que gerou desafios para os estudantes, que enfrentam realidades muito distintas, inclusive de acesso a tecnologias.
Suelí Periotto trouxe, também, exemplos de atividades e métodos feitos pelos educadores das escolas da LBV, que ajudam os alunos a conseguirem voltar com o ritmo de estudo prévio a pandemia, promovendo aulas com melhor rendimento de aprendizagem.

Ao final da palestra, a supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da Legião da Boa Vontade, apresentou aos espectadores, por meio de fotos, vídeos e os relatos de educadores das unidades, o exemplo de como é o dia a dia dentro das escolas da Instituição, deixando valiosas lições sobre como construir uma grade escolar que ajude os alunos a crescerem no intelecto e no coração, superando os desafios que a pandemia do Covid-19 causou.
Como preconiza o Educador e Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, “Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração”.