Você está aqui

De atendida da LBV a professora: o talento revelado no jiu-jítsu

Conheça a história de Suélen Leite, jovem que é um reflexo do sucesso do trabalho da LBV na área desportiva.

A disciplina e a potência social e educativa do esporte têm aberto portas para muitas jovens, entre as quais Suélen Leite do Desterro, que, em 2011, se aproximou do jiu-jítsu quando era ainda adolescente, e hoje, aos 26 anos, pode dizer que encontrou na modalidade o direito de alçar grandes voos.

Pedro Felipe
Na foto, Suélen aparece com um sorriso largo no rosto.

Ela é um reflexo do sucesso do trabalho da LBV na área desportiva, com o seu apoio ao programa Geração UPP, responsável por ensinar várias modalidades a crianças e jovens de 28 comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro/RJ. Suélen considera-se “cria do projeto Geração UPP da Previdência” e possui uma trajetória de conquistas, sendo as mais recentes as medalhas de bronze com a faixa marrom no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu de 2021 e 2022.

Além da rotina pesada de treinos, a jovem exerce outras atividades que garantem o seu sustento. Mas, apesar da correria do dia a dia, não reclama e gosta de ressaltar que suas vitórias no desporto não se resumem ao tatame e que muitas vieram a partir dos primeiros contatos com o projeto:

“Eu era muito jovem quando comecei no Geração UPP, [e lá fui] sendo inserida no mercado de trabalho, aprendendo como me portar. Eu nem imaginava ser capaz de fazer o que faço hoje, treinava, ajudava as crianças, fui sendo ensinada aos poucos. (...) Hoje, sou uma professora de jiu-jítsu, sou competidora, atuo no staff da CBJJ [Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu] e na IBJJF [International Brazilian Jiu-Jitsu Federation], consigo ajudar minha mãe e meus irmãos, mostrar para as pessoas o que aprendi e mudar vidas por meio disso”.

Suélen afirma que, sem o apoio que teve, nada disso seria possível: “Nessa caminhada, a ajuda da LBV foi crucial”. Ela relembra como a disponibilização de quimonos, lanches e almoço e o suporte a demais demandas logísticas feitas pela Instituição contribuíram para o sucesso da iniciativa.

A LBV foi muito importante, eles acreditaram no nosso projeto, no nosso sonho, investiram, levaram a gente para campeonatos em outros Estados, ao Campeonato Brasileiro, que é o mais difícil nas faixas coloridas e que acrescentou bastante experiência. Eu queria deixar meu agradecimento à Entidade, à Super Rádio Brasil, aos professores, a todos que acreditaram em nós”, pontua.

Pedro Felipe
Na foto, Suélen está ao lado do coordenador da equipe de jiu-jítsu da Geração UPP, Thiago Diorgenes.


Esse reportagem foi extraída da revista BOA VONTADE nº 281, de março de 2023. Para ler outros conteúdos dessa edição, clique aqui.

Para saber mais sobre a nossa atuação humanitária, acesse nosso site e siga @LBVBrasil nas redes sociais: