Você está aqui

Cursos gratuitos da LBV ajudam jovens a conquistar o primeiro emprego

Com o apoio da Instituição, ex-aluna conquista primeiro emprego em grande loja de departamentos e em pouco tempo consegue promoção.

São Gonçalo, RJ — Segundo recentes estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de cada dois desempregados, um é jovem e tem entre 15 e 24 anos. Em um mercado cada vez mais competitivo, a corrida por uma vaga de trabalho está cada vez mais acirrada e essa concorrência tem atingido diretamente os jovens, que precisam se capacitar profissionalmente para reverter a situação e alcançar seu objetivo na conquista do primeiro emprego.

Arquivo pessoal

Lorena Leal Cunha é ex-aluna de cursos desenvolvidos gratuitamente na LBV.

Lorena Leal Cunha é ex-aluna de cursos desenvolvidos gratuitamente por meio do programa Capacitação e Inclusão Produtiva, no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em São Gonçalo. E a partir da qualificação profissional adquirida na Instituição, sua vida se transformou para melhor. Bastou uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e ainda ser promovida em pouco tempo em uma loja de vestuário que, no Brasil, é a terceira maior rede de lojas de departamento.

Lorena descreve como soube dos cursos gratuitos da LBV: “Eu tomei conhecimento através de uma tia. Eu tinha terminado a escola com 17 anos (Ensino Médio), fazia formação de professores numa escola perto da LBV, era bem nova, menor de idade, e não podia ingressar no mercado de trabalho ainda. Então, resolvi fazer alguns cursos para ir me qualificando melhor e também ocupar meu tempo. Jovem não pode ficar com a cabeça vazia. Em 2015 fiz cinco cursos”.

Vivian R. Ferreira

Ela disse que os cursos foram muitos importantes para o seu ingresso e ascensão no novo emprego, onde ela conseguiu colocar em prática todo o conhecimento adquirido na Instituição. “Assim que fiz 18 anos consegui emprego na rede de lojas. No meu currículo eu coloquei todos os cursos e comecei a trabalhar incialmente como promotora de cartões da loja. Porém, com o tempo que fui trabalhando, perceberam que eu tinha mais jeito para o lado burocrático. Até porque eu fiz o curso de assistente administrativo e já tinha uma bagagem. Então, me promoveram à analista de crédito para contas de clientes. Eu liberava propostas de cartões. Depois, fui promovida à analista de processos, que é o que mais tem a ver com o curso administrativo que fiz. Uso informática, onde faço todo o processo burocrático da loja desde a contratação de funcionários até processos jurídicos”, explicou a jovem.

Forma de agradecimento

Após a promoção, Lorena descobriu uma forma de retribuir as oportunidades recebidas e ainda auxiliar outros jovens na conquista do primeiro emprego: “Quando surgem vagas para trabalhar, eu entro em contato com a Eliane Pereira, assistente social da LBV, e ela me passa os currículos dos jovens que estão fazendo cursos e que estão disponíveis para o mercado de trabalho. Dentro da necessidade da nossa empresa, a gente vê se eles se encaixam e chamamos para entrevistas. É uma forma de eu recompensar, é uma forma de agradecimento, pois eu tive uma oportunidade da LBV me proporcionar muitos cursos de graça e consegui o trabalho, o meu primeiro emprego. Tudo isso foi graças ao suporte dos cursos da LBV. Se estou onde estou, é uma oportunidade de eu retribuir o favor que me fizeram, ajudando outras pessoas. Assim como fui ajudada, eu quero também ajudar as pessoas através da LBV. Então, tudo se encaixa”, disse.

Conhecimentos para a vida toda

Além do conteúdo aprendido para preparar jovens e adolescentes para a inserção ao mercado de trabalho, os cursos possibilitam a eles desenvolver talentos, aprimorar o conhecimento, habilidades e competências. Os jovens saem dos cursos aptos para enfrentar o dia a dia no ambiente corporativo, pois aprendem a trabalhar em equipe e a melhorar a comunicação.

Foi bem importante estar no curso, adquirir aprendizado. A professora é muito boa, o instrutor de informática também. São conhecimentos para a vida. A gente não aprende só a matéria em si, aprende a falar bem, como se portar na hora da entrevista, como lidar com as pessoas, ser educado com os clientes. Tudo isso a gente aprende na LBV. Por isso, o que faço é uma forma de retribuir, pedindo currículos dos alunos e dando oportunidade a outras pessoas, assim como eu tive”, concluiu a jovem.

Na cidade de São Gonçalo, RJ, por meio do programa Capacitação e Inclusão Produtiva, a LBV oferece diversos cursos gratuitos. São eles:

- Informática Básica
- Secretariado Administrativo e Executivo
- Recursos Humanos,
- Auxiliar de Creche e Berçarista
- Recepção e Faturamento Hospitalar
- Recepção Hoteleira 
- Cuidador de Idosos
- Atendente de Farmácia e Drogaria
- Marketing e Vendas
- Assistente Administrativo
- Almoxarife e Estoque
- Cerimonial e Eventos e
- Gestão de Restaurante.  

Quero ajudar

Você pode ajudar mensalmente a LBV e contribuir para que outras histórias de vida como a da Lorena inspirem outros jovens, assim estaremos contribuindo para construir uma sociedade mais justa, dando oportunidades para jovens de baixa renda conquistarem o primeiro emprego, se destacarem no concorrido mercado de trabalho e, assim, contribuir para uma cidadania plena para todos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Cel. Moreira César, 160 – Zé Garoto. Telefone para informações: (21) 2605-6359.