Cultura para inclusão social
Na LBV, a música é ferramenta de ensino e agente motivador, de integração e de crescimento pessoal.
Nos Centros Comunitários da LBV, a musicalidade apresenta-se por meio de atividades de convívio, com o objetivo de que a criança e o adolescente, ao passarem pela Instituição, se tornem cidadãos que exerçam o seu protagonismo, convivam de forma saudável em sociedade e ajudem a transformar a comunidade onde estão inseridos.

“Uma pessoa que tem sua vida tangida pela música na infância torna-se um adulto com mais habilidades artísticas e com maior controle emocional. Possibilitar isso a essas crianças e adolescentes, usando o trabalho excelente da LBV, é uma forma de contribuir com a missão da Instituição de promover o desenvolvimento social no despertar do Cidadão Planetário", disse João Pedro Dourado, educador da LBV em Presidente Prudente/SP.
Em Presidente Prudente, por exemplo, as meninas e os meninos atendidos pelo serviço LBV — Criança:Futuro no Presente! pediram e foram atendidos. Recentemente, participaram de uma oficina de convívio com instrumentos musicais.
“A atividade propicia às crianças uma maneira interativa de se fazer arte e de ser arte, pois a música está em todo lugar o tempo todo”, afirma o educador João Pedro Dourado, licenciado em Música e que cursa especialização em Produção Fonográfica.
Na ocasião, a garotada foi apresentada aos instrumentos triângulo, afoxé, agogô, tubos de percussão, bumbos de fita, pandeiro, cajon, pandeiro meia lua, chocalho, flauta e violão e assistiu a uma demonstração de como tocá-los. Além disso, conheceu um pouco da biografia dos maiores intérpretes do gênero baião.

O fato de trabalhar com um público em situação de vulnerabilidade social dá ao educador ainda mais motivação, por saber que está fazendo a diferença:
“Só de entregar um instrumento pra cada um dava pra ver a felicidade nos olhos deles; gostaram muito de conhecer um novo estilo de música que é bem distante da realidade deles e puderam se aproximar de instrumentos que antes eram desconhecidos”.
LBV e a música
A LBV realiza, sob o prisma dos Valores Ecumênicos (Amor, Fraternidade, Respeito, entre outros), diversas atividades voltadas para o desenvolvimento social, cultural, artístico e esportivo de seus atendidos.

No campo da cultura e da arte, oferece a meninas e meninos de baixa renda oficinas que possam desenvolvê-los na música, descobrindo e potencializando talentos, além de criar um espaço de conhecimento, pois eles estudam os grandes músicos brasileiros e internacionais, partituras, estilos musicais, instrumentos e também têm aula de canto.
Graças a você e a tantas outras pessoas generosas, milhares de crianças e adolescentes encontram, na música, uma forma de alterar suas realidades e alçar voos mais altos. Nosso sincero agradecimento!
Essa matéria foi publicada originalmente na revista BOA VONTADE nº 270, de abril de 2022. Para ler outros conteúdos desta edição, clique aqui.