Você está aqui

Cultura do centro-oeste brasileiro é destaque em Festival Folclórico da LBV

O espetáculo propôs a todos uma viagem pelo tempo, a fim de conhecer a história da região e suas peculiaridades.

A Legião da Boa Vontade (LBV) realizou, no último domingo, 19, a 12ª edição de seu Festival Folclórico. O evento, realizado no Teatro Municipal Paulo Moura, trouxe à tona as maravilhas culturais do centro-oeste brasileiro, propiciando um rico conhecimento a meninas e meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!.

Neste ano, o espetáculo intitulado “Os Raios que Iluminam o Centro Oeste” reuniu centenas de atendidos, familiares, voluntários, parceiros e autoridades, e propôs a todos uma viagem pelo tempo, a fim de conhecer a história da região e suas peculiaridades. A condução ficou por conta do mestre de cerimônia, voluntário da LBV, Luis Carrasco, e a abertura do evento contou com a participação do grupo de violeiros Os Matutos, além dos soldados do Tiro de Guerra 02-033, que entoaram o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, foi dada a abertura oficial com a Prece Ecumênica de Jesus, o Pai-Nosso.

Luzia Ribeiro

São José do Rio Preto, SP – Meninos e meninas da LBV levaram ao conhecimento do público a cultura Sarandi da região centro-oeste brasileira.

No palco, as apresentações artísticas e culturais, protagonizadas pelas crianças que abrilhantavam a ocasião, mostraram aos espectadores os inúmeros talentos despertados e potencializados nas oficinas socioassistenciais promovidas pela LBV durante todo o ano, além do compartilhamento de conhecimento sobre as riquezas da cultura brasileira, tais como, os costumes, a culinária, trajes, músicas e danças típicas da região centro-oeste do país. Vale ressaltar que o evento teve grande repercussão na mídia de Rio Preto e Região.

“Eu amo o Festival Folclórico da LBV. Sempre fico emocionada em ver minha filha apresentando, pois, a Lara era muito tímida. Depois que entrou na [Instituição] ela mudou muito, e a prova disso é ver ela aqui hoje no palco, dançando e cantando toda sorridente e feliz", destacou Ana Caroline Soares, mãe da atendida Lara Ribeiro, de 11 anos.

Para Lara foi uma emoção muito grande se apresentar no Festival. “Quando vi minha mãe sentada ali na frente me assistindo e dizendo que me amava, meu coração disparou. Agradeço muito a LBV pela oportunidade e o aprendizado que ela proporciona para mim e meus amigos sobre nosso imenso país, pois cada edição do festival as educadoras escolhem uma região diferente”.

O Festival Folclórico

A LBV valoriza a diversidade cultural e acredita que, a maior riqueza deste país é o seu povo. Visando ampliar o conhecimento de meninas e meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!; a Instituição promove, desde 2006, seu Festival Folclórico. Repletos de cores e talentos, os espetáculos têm por objetivo propiciar, ao público presente, grandes viagens imaginárias pelas diversas regiões brasileiras e demais continentes.

“Gostei muito do 12º Festival Folclórico da LBV. Por meio dessa ação pude perceber a união e a espontaneidade das crianças e adolescentes da Instituição. A alegria deles contagiou a minha afilhada Núbia, de 5 anos, que curtiu e dançou o tempo todo. E todos meus amigos que convidei também gostaram do trabalho apresentado, principalmente por eles serem daquela região”, ressaltou Maria Cláudia da Silva.

Formação integral

 Por meio dos Centros Comunitários, Escolas e Lares para idosos, a Legião da Boa Vontade oferece um ambiente saudável e seguro, promovendo o diálogo, a participação, a autonomia e a busca por conhecimento. Todas as atividades são permeadas pela Pedagogia do Afeto e do Cidadão Ecumênico, criadas pelo educador Paiva Netto e que aliam à construção do conhecimento a vivência dos bons valores para a formação integral de cada atendido.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em São José do Rio Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Dom Pedro I, 2.776 — Jardim Canaã. Para outras informações, ligue: (17) 3235-1811.