Você está aqui

Cuidando da autoestima e da socialização de crianças

Em Teresina, espaço de diálogo ajuda atendidos na readaptação às atividades presenciais, após quase dois anos.

Cuidar da autoestima de crianças e adolescentes é garantir uma boa saúde do corpo e da mente, além de contribuir para a formação de adultos mais seguros e confiantes. No atual contexto de pandemia, esse cuidado é ainda mais importante.

Pensando nisso, a equipe da LBV em Teresina/PI está desenvolvendo diversas atividades de adaptação, acolhimento e socialização para que os atendidos, após quase dois anos de atividades remotas, possam expressar seus sentimentos e compartilhar suas experiências por meio de rodas de conversas e oficinas de pintura, textos e desenho.

Jefferson Airton

    

Essa necessidade foi identificada a partir de atendimentos feitos pela equipe técnica da LBV (assistente social e psicóloga) com os pais e responsáveis. Durante as ligações, as famílias contavam a rotina das crianças durante a pandemia, destacando o desenvolvimento na escola, a relação com os demais entes queridos, a alimentação e as dificuldades do lar, como luto e desemprego.

Jefferson Airton

A psicóloga Catarine da Silva, da LBV.

“Nossos atendidos são provenientes de famílias vulneráveis, que vivem em uma regiões mais afastadas, com violência presente, carentes de infraestrutura e serviços públicos disponíveis. Essas famílias são numerosas, a maioria comandada por mães solos. Muitas vezes, há falta de oportunidade de diálogo e espaço para se expressarem e serem eles mesmos, falta em casa o acolhimento”, explica a psicóloga Catarine da Silva.

Apesar da timidez, as meninas e os meninos aproveitaram muito bem as atividades de socialização. O resultado foi incrível: lindos textos, diálogos interessantes e pinturas que mostravam crianças mais confiantes e alegres, sentindo-se melhores e reconhecendo suas próprias qualidades.

Durante a atividade intitulada “Quem sou eu”, por exemplo, alguns atendidos compartilharam as seguintes reflexões com os colegas e educadores. Olhe só!

Jefferson Airton
Jefferson Airton
Jefferson Airton


É importante destacar que a LBV realiza, em todas as suas unidades de atendimento, durante todo o ano, atividades que desenvolvem o protagonismo e habilidades dos atendidos, fortalecendo seus vínculos familiares e promovendo o bem-estar físico, mental e emocional.

Em Teresina/PI, o Centro Comunitário da LBV está localizado na Rua Anísio de Abreu, 2470 — Marquês de Paranaguá. Para outras informações, ligue:(86) 3213-3099.