Você está aqui

Cuidado com os idosos durante a pandemia

Preocupada com a saúde mental dos idosos, a LBV visitou dezenas de atendidos para mostrar que eles não estão sozinhos neste momento difícil.

Assim que a OMS declarou a pandemia do novo coronavírus, a LBV, reiterando sua dedicação quanto ao bem-estar de seus atendidos, redobrou os cuidados em relação aos idosos de seus serviços sociais, uma vez que fazem parte do grupo de risco da doença.

Vânia Besse

    

Além das orientações conhecidas para conter a propagação da Covid-19, que incluem a suspensão temporária das atividades presenciais nos Centros Comunitários de Assistência Social e o reforço do uso de máscara e de álcool em gel 70%, a limpeza dos ambientes e o necessário distanciamento social em seus três Abrigos, o aspecto psicológico jamais foi negligenciado.

Aqui está (mais uma) prova deste acompanhamento:

A Equipe da LBV no Recife visitou, na última semana, dezenas de idosos assistidos pelo Vida Plena, levando arte, carinho e conforto.

Vânia Besse

   

Eles moram sozinhos e estão cumprindo o isolamento social para que não se contaminem com a Covid-19. Dessa forma, a visita serve para mostrar aos atendidos que, mesmo distantes de familiares e amigos, eles podem contar conosco neste momento tão difícil, evitando que sentimentos de abandono, inutilidade e desesperança venham à tona, assim como o medo de morrer e a tristeza, emoções propícias para quadros de depressão.

“Esse foi o melhor dia de todos, ganhei um presente com a presença de vocês aqui no meu lar”, comentou Creuza Albuquerque, de 72 anos, moradora do bairro da Imbiribeira.

Vânia Besse

    

Além da presença dos voluntários, cada idosos recebeu uma cesta de alimentos não perecíveis e um kit de limpeza e higiene, uma forma de a LBV amenizar os impactos gerados pela Covid-19.

Vânia Besse

    

Este trabalho, realizado de maneira ininterrupta, só é possível porque podemos contar com o seu valoroso apoio. A sua doação mensal possibilita com que entreguemos, todos os meses, os benefícios aqui citados para as famílias em situação de risco social e alimentar atendidas por nossos serviços sociais.

Vânia Besse

Maria José da Conceilção, de 72 anos, ficou muito contente com a visita da LBV, comentando que a despensa de seu lar estava vazia. Com a chegada da LBV, seu armário iria ficar cheio de alimentos e material de limpeza e higiene pessoal. Em sua casa, são 10 pessoas que sobrevivem de seu salário mínimo e dos benefícios recebidos pela LBV. 

Vale reiterar que, durante as visitas aos idosos, a Equipe da LBV respeitou todas as recomendações das autoridades médicas, evitando aglomerações e utilizando máscara, luvas e álcool em gel 70%, bem como higienizando as embalagens entregues aos atendidos.

Os benefícios foram acompanhados por um folheto intitulado ‘Vamos cuidar de nossos idosos?’, alertando e sensibilizando os idosos e familiares para quanto à violência contra a população idosa.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Bairro Coelhos. Informações: (81) 3413-8601.