Você está aqui

Crianças participam de atividades sobre educação no trânsito =)

Os atendidos aprenderam a respeitar as leis do tráfego brincando como condutores, passageiros e pedestres.

Fortaleza/CE — As crianças são integrantes importantes para o trânsito, hoje como pedestres ou ciclistas e futuramente como condutores. Para torna-los cidadãos mais conscientes e responsáveis, na vida e nas ruas, especialistas indicam a educação no tema, uma vez que um jovem educado para o trânsito colabora para a proteção de si mesmo e dos outros, evitando acidentes e promovendo uma boa convivência entre os motoristas.

Para aprender de forma lúdica as leis de trânsito, a Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), realizou atividades na Escola de Educação de Trânsito do Detran-CE. No local, as crianças da LBV aprenderam a respeitar as leis do trânsito brincando como condutores, passageiros e pedestres.

Com os diversos equipamentos da escola, que inclui a minicidade (representação, feita com peças de lego, dos principais pontos da capital cearense) e a minipista (com 600 metros quadrados, asfaltada e sinalizada), foi ressaltado o tema e qual a sua importância no cotidiano das crianças.

“É importante a educação para o trânsito na infância, pois, para transformar uma sociedade é necessária a participação, a conscientização e o desejo de cada criança, adolescente, adulto ou idoso de fazer a diferença”, destaca Marcondes Rodrigues, educador da Escola do Detran-CE.

Suyane Oliveira

Uma das temáticas abordadas durante as atividades foi a relevância da sinalização.

Na ocasião, a atendida pelo Criança: Futuro no Presente!, Naiara Ketley, de 13 anos, destacou o seu entusiasmo em aprender sobre o assunto: “Gostei muito de ter ido na Escola do Detran, porque, além de ser divertida, as atividades me ensinaram coisas que eu não tinha visto e não sabia ainda. Lá eu aprendi sobre as placas e que devemos respeitar o trânsito e as pessoas, pois somos pedestres e ciclistas. Quando formos maiores vamos ter mais conhecimento e isso vai nos ajudar para que respeitemos as pessoas no trânsito, evitando acidentes e brigas”.

Suyane Oliveira

Outra ação realizada pelo Detran-CE foi a campanha de educação de trânsito que aconteceu no Centro Comunitário de Assistencial Social, da LBV, com a apresentação da peça teatral 'Chapeuzinho no Vermelho'. 

Outra ação realizada pelo Detran-CE foi a campanha de educação no trânsito que aconteceu no Centro Comunitário de Assistencial Social, da LBV, com a apresentação da peça teatral 'Chapeuzinho no Vermelho', com direção e roteiro de Hiroldo Serra, da Comédia Cearense. O teatro foi recebido com muito entusiasmo pelas crianças e idosos atendidos que, com muita alegria, aprenderam e relembraram a importância de uma boa condução e participação no trânsito como cidadãos conscientes e colaboradores de uma convivência harmoniosa entre as pessoas.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Fortaleza, CE, a Instituição está localizada na Rua Alziro Zarur, 275, Vila Manoel Sátiro. Telefone para contato: (85) 3484-3533.


*Texto feito por Suyane Oliveira.